segunda-feira, 20 de dezembro de 2021

História de Garanhuns


João de Barros e Silva, o "João de Bolinha" - Nasceu em 22 de junho de 1940, à Rua do Cajueiro (atual Severiano Peixoto), localizada no bairro de Santo Antônio, na Cidade de Garanhuns - PE. A partir de 1974, atendendo à sua vocação para as atividades ligadas ao comércio de miudezas, papelaria, bijuterias e perfumarias, após trabalhar, por 15 anos na famosa Casa São Jorge, empresa de propriedade de seu pai e de seu irmão Reinaldo, alçou voo próprio, ao implantar o seu primeiro negócio, a firma João de Barros e Silva – Miudezas, situada em imóvel alugado, à Rua Manuel Borba, nº 85. Trabalhou, diuturna e obstinadamente, até ver concretizado, em 1978, com a construção de um prédio de três pavimentos, também situado à mesma rua sob nº 68, seu principal objetivo em possuir uma sede própria. Resolveu adotar uma nova razão social para a sua empresa, que passou a ser denominada de Comercial João de Bolinha Ltda.

Como empresário consciente das obrigações contraídas junto à sua classe, atuou no Sindicato do Comércio Varejista de Garanhuns como associado, desde 1979. Em virtude de participar intensamente das atividades dessa instituição, atua como um dos seus dirigentes há bastante tempo. 

Além de cumprir com as responsabilidades exigidas por suas atividades comerciais, jamais recusou, mesmo sendo um encargo pesado, que demanda muito esforço e disponibilidade de tempo, de arcar com a honrosa missão de ser um dos representantes da classe junto a relevantes órgãos corporativistas, atuando como membro da Federação do Comércio do Estado de Pernambuco, tendo sido eleito para ocupar cargos em sua Diretoria, desde 1984.  Atuava, também, como membro titular, desde 1988, do Conselho da Federação do Comércio do Estado de Pernambuco e do Conselho Regional de Pernambuco do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – SENAC. Contempla, ainda, a condição de ser Membro titular do Conselho da Confederação Nacional do Comércio - CNC, desde 1995. 

Pela dedicação e competência, foi além de suas atividades comerciais, João de Barros e Silva jamais se furtou de ser um representante de sua classe junto aos órgãos corporativistas, pois desde 1984 é membro da Federação do Comércio do Estado de Pernambuco, tendo sido eleito para ocupar os seguintes cargos:

Suplente da Diretoria                           

Vice Presidente                                     

Diretor de Assuntos Trabalhistas       

1° Diretor Secretário                             

Membro titular do Conselho da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Pernambuco.

Membro titular do Conselho Regional de Pernambuco do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – SENAC.

Ingressou no Lions Clube de Garanhuns, em 22 de outubro de 1976, tendo ocupado o cargo de Presidente desse clube de serviços, por duas vezes, nos Anos Leonísticos 1993/1994 e 1996/1997.

João de Barros ingressou na Loja Maçônica Mensageiro do Bem, em 17 de junho de 1972, tendo exercido inúmeros cargos, entre eles três períodos de Venerável Mestre. É detentor do Grau 33, correspondente ao título de Grande Inspetor Geral, desde 30 de março de 1983 e, foi nomeado Assessor Especial do Grão Mestre para a Região do Agreste Meridional, através do Ato nº 222-GM/2011, de 14 de junho de 2011.

É de suma importância salientar que seu pai e seus irmãos mais velhos sempre se dedicaram às atividades comerciais, inicialmente como simples comerciários e culminando em dirigir os seus próprios negócios.

Filiação: José Henrique de Barros e Silva Filho e Alice Marques de Barros

Avós Paternos: José Henrique de Barros e Silva e Olímpia da Silveira Barros e Silva

Avós Maternos: José Marques de Oliveira e Donatila Marques de Oliveira

João de Bolinha faleceu no sábado 16 de março de 2019, no Hospital  Perpétuo Socorro.

Fonte: Blog Jornal Sináculo

Foto: João de Barros e Silva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Em 1935 Lampião leva pânico aos moradores de Garanhuns

Noites de inquietação e pavor de 26 de maio  a 1º de junho, em Garanhuns, com as notícias de Lampião nas proximidades. De fato, no dia 29 de...