sexta-feira, 31 de dezembro de 2021

Natal das crianças pobres de Garanhuns


Francisco Sales Vila Nova e Melo foi quem primeiro teve a iniciativa de promover a festa de natal para as crianças pobres, cujo evento, teve lugar na Cidade Serrana, em dezembro de 1923. Nas proximidades do Natal, do citado ano, ele começou a angariar, entre os comerciantes locais e familiares, roupas, agasalhos, brinquedos, alimentos e o que mais fosse útil aos carentes de recursos e, na rua Santo Antônio, onde, tradicionalmente, se realizavam as comemorações natalinas, ele armou uma grande árvore de natal. Ali, no dia do nascimento de Jesus, procedeu à distribuição, entre a criançada, de tudo o que havia conseguido. Nos anos subsequentes, a programação constou de  duas partes: A primeira consistiu na entrega de roupas feitas, agasalhos, etc, no Centro Espírita Allan Kardec e, a segunda parte, no dia 25, na rua Santo Antônio, defronte a uma grande árvore de natal, ali instalada, de brinquedos, bombons, que  eram entregues por um 'Papai Noel'.

Dizia Sales Vila Nova: 'Assim esperava pagar os pecados de sua vida terrena'. (Fonte: Alberto da Silva Rêgo / Os Aldeões de Garanhuns /1987).

Foto: Francisco Sales Vila Nova.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prêmio Lucilo Ávila Pessoa de Educação premiará experiência pedagógica criativa

Parte da programação do XVIII Congresso Internacional de Tecnologia na Educação, premiação está com inscrições abertas Com o objetivo de amp...