quarta-feira, 12 de janeiro de 2022

A nossa linda igreja redonda


Por Cristina Moraes*

Garanhuns com as suas lindas características de uma cidade de interior, mas por suas belezas naturais e sua sazonalidade com os seus maravilhosos eventos, faz da minha linda Garanhuns uma cidade turística.

Que há cada época do ano, aparece com as suas maravilhosas vestimentas naturais, começando com o mês de abril, nos avisando que o Festival Viva Dominguinhos,  chegou.

Trazendo em seus três dias de festas, artistas maravilhosos, tanto do cenário nacional, quanto os nossos artistas, pratas da casa.

Mas um pouquinho, chega julho e junto o frio e a chuva, trazendo o consagradíssimo Festival de Inverno de Garanhuns, que é considerado o maior evento multicultural da América Latina.

E que muito me orgulha, quando estava assistindo uma reportagem da TV Asa Branca, onde um repórter fez uma linda citação do nosso maravilhoso FIG.

Mas logo chega dezembro e junto a grandiosa Magia do Natal, um épico e sem dúvidas nos remonta ao lirismo com as suas maravilhosas apresentações artísticas.

Eventos que notabilizam a minha linda Garanhuns mas infelizmente deixaram de acontecer por conta da pandemia e certamente mas logo teremos de volta a partir da Magia do Natal que já está sendo trabalhado pela equipe capitaneada pelo competente Helder Carvalho.

Mas nem só de eventos sazonais, belezas naturais e o nosso povo hospitaleiro e gentil a nossa cidade se destaca também por seus lindos cartões postais.

Entre eles, o Relógio de Flores, a Fonte luminosa, o santuário Mãe Rainha, o Cristo do Magano, entre outros, mas também as nossas lindas igrejas católicas e templos evangélicos.

Cada uma com uma linda história da sua fundação e arquiteturas singulares, mas todas lindas e imponentes, que representam a história de uma época.

Trazendo também as construções que remontam uma época de minha linda Garanhuns, onde ainda hoje temos casarios, bangalôs com modelos antigos que continuam sendo conservados.

E nesta linda história arquitetônica temos a linda igreja redonda Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, erigida na Avenida Simôa Gomes, em um

terreno de esquina que se destaca pela magnânima obra em formato arredondado.

Uma construção que teve início em 1957 e a sua conclusão em 07 de dezembro de 1962, onde contou com a ajuda da população que se mobilizaram e conseguiram doações para ajudar na construção da igreja.

Além da imponência do prédio ainda não estava concluído o maravilhoso projeto da igreja redonda, faltava a torre do sino que foi construída em 1970.

Um projeto audacioso que participaram os redentoristas  e os engenheiros Albert Reitlher e Pierre Reitlher.

Albert era um engenheiro reconhecido, que foi laureado em 1930, com dois prêmios em arquitetura, um em Portugal e outro em Paris.

Uma belíssima igreja que faz parte da vida de muitas pessoas, com a celebração de missas, casamentos, batizados, primeira comunhão e as novenas das terças-feiras, que atraem muitos fiéis.

Uma linda história de religiosidade e muita fé, na padroeira Nossa Senhora do Perpétuo Socorro que a cada celebração renasce no coração de cada fiel.

E pela igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, passaram muitos párocos e dentre eles o Pe. Luiz Gonzaga que tem uma linda voz e mantinha o lindo coral que sempre se apresentava nas missas.

E foi o Pe. Luiz Gonzaga o responsável pela minha primeira comunhão, ele me deu aulas para que pudesse receber a minha primeira eucaristia.

Pelo Pe. Luiz Gonzaga tenho um afeto e um carinho especial, por sua linda história sacerdotal e por ter feito parte da minha vida cristã.

Juntos a igreja redonda, o nosso lindo cartão postal e o Pe. Luiz Gonzaga, se entrelaçam na linda história de minha linda Garanhuns.

Viver, preservar e reconhecer.

*Jornalista, cronista e historiadora.

Foto: Nossa linda igreja redonda atualmente /Helder Carvalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prêmio Lucilo Ávila Pessoa de Educação premiará experiência pedagógica criativa

Parte da programação do XVIII Congresso Internacional de Tecnologia na Educação, premiação está com inscrições abertas Com o objetivo de amp...