quarta-feira, 5 de janeiro de 2022

Bom Conselho, Prata e São Serafim berços da origem de Saloá


Blog do Wellington Freitas

Na divisão administrativa de 1911 o município de Bom Conselho figurava com três importantes distritos (publicações oficiais e apontamentos fidedignos), o da sede, Taquari e Prata. Em 1933 de acordo com publicação do "Boletim do Ministério do Trabalho, Industria e Comércio e mais alguns decretos de 1936, 1937 e 1938, Bom Conselho era constituída dos distritos de: Bom Conselho, Caldeirões( dos Guedes), Prata e São Serafim.

Na divisão territorial do quinquênio 1939/1943, os distritos de Bom Conselho eram: Bom Conselho, Barro (ex-São Serafim), Caldeirões e Prata. Já no decreto de 1943 os distritos de Prata e Barro, passaram a figurar com os nomes de Iatecá e Saloá. Esse mesmo decreto apontava os seguintes distritos de Bom Conselho: Bom Conselho (sede), Saloá, Iatecá, Terezinha, Caldeirões, Rainha Isabel e Lagoa de São José. Em 1955 as aglomerações urbanas de Saloá e Iatecá tinham 590 habitantes e 517 habitantes respectivamente.

A HISTÓRIA DE SALOÁ de José de Freitas Sobrinho (Livro será em breve publicado).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O alfaiate de Garanhuns

João Marques* Luiz Gonzaga cantava uma música que dizia "Sou alfaiate do primeiro ano / Pego na tesoura e vou cortando o pano". Is...