sábado, 18 de junho de 2022

Cantor Dominguinhos agraciado com a Medalha Monsenhor Adelmar da Mota Valença


Simão Silva*

Na abertura do XI Festival de Inverno (2001), o cantor garanhuense Dominguinhos, foi homenageado pela Câmara Municipal de Garanhuns, com a Medalha de Honra ao Mérito Monsenhor Adelmar da Mota Valença. O projeto foi do vereador Luiz Taveira de Melo, que teve a aprovação dos 15 parlamentares da Casa Raimundo de Morais. A  Medalha Monsenhor Adelmar da Mota Valença foi criada pelo vereador Paulo Gomes, para homenagear as pessoas que de alguma forma têm serviços prestados a Garanhuns, como foi o caso de Dominguinhos, que além de ser filho da terra, sempre fez questão de divulgar a nossa cidade, isto desde que foi embora para o Rio de Janeiro, quando ainda era apenas um garoto. Dominguinhos, que completava 50 anos de carreira, recebeu a comenda no palco, quando se apresentava ao lado de mais de 100 forrozeiros que o homenageavam. A comissão de vereadores que entregou a medalha ao artista estava assim formada: João Inocêncio (Presidente da Câmara); Daniel da Silva; Givaldo Calado de Freitas; Josmar Brandão da Silva (Mazinho); Sônia Maria Moreno de Lima; Aldemiro de Medeiros Aquino e o autor do projeto Luiz Taveira de Melo. Na oportunidade, Luiz Taveira leu o discurso que enaltecia o amor de Dominguinhos  por sua terra Natal.

Após a entrega, ele foi aplaudido por mais de 10 mil pessoas que superlotavam a Praça Guadalajara. Ao agradecer a comenda, Dominguinhos o fez em seu nome e em nome do maior forrozeiro do Brasil, de quem foi apadrinhado e é seguidor: o "rei do baião" Luiz Gonzaga.

As pessoas que estavam na praça tiveram a felicidade de assistir o homenageado cantando ao lado de 100 sanfoneiros, entre eles: Genaro, Camarão, Waldonys, Terezinha do Acordeon, Renato Borghetti, entre outros, que formaram uma verdadeira orquestra sinfônica. 

Fonte: Jornal Imprensa do Agreste, Garanhuns, julho de 2001.

*Jornalista, radialista e historiador.

Foto: Momento em que o vereador Luiz Taveira saudava o garanhunense Dominguinhos / Foto: Robson Ferreira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

30º FIG homenageia Ivo Amaral e Marcílio Reinaux

Blog do Carlos Eugênio Garanhuns vive a expectativa do lançamento da programação oficial do 30º Festival de Inverno. Neste ano, a Festividad...