domingo, 9 de janeiro de 2022

Concurso "Dedique uma Frase à Garanhuns em seu Centenário"


Em 1979 foi realizado pela COCEN - Comissão do Centenário, um concurso para escolha de uma frase dedicada ao Centenário de Garanhuns. Após a seleção realizada pela Comissão pré-julgadora, que de 150 frases recebidas escolheu 35 , o concurso foi submetido a Comissão Final Julgadora composta de nove nomes do nosso mundo sociocultural: prefeito Ivo Tinô do Amaral; escritor Mauro Mota; presidente da Academia Pernambucana de Letras  e membro da Academia Brasileira de Letras; jornalista Paulo do Couto Malta, um dos expoentes máximo da cultura nordestina; jornalista Zenaide Barbosa,  Editora Geral do Diário de Pernambuco, Dr. Rilton Rodrigues, Juiz de Direito e presidente da Academia de Letras de Garanhuns; jornalista Gildson Oliveira, Editor da página Regional do Diário de Pernambuco; poeta Lauro Cysneiros;  Prof. Almira da Mota Valença e a jornalista Vanessa Campos, Editora Regional do Jornal do Commércio.

No sábado 10 de março, em reunião realizada no Palácio Municipal Celso Galvão - Gabinete do Prefeito, a qual foi presidida pelo prof. Erasmo Bernardino Vilela, presidente da COCEN, e que contou com a  presença do prefeito Ivo Tinô do Amaral, vereadores Antônio Edson e José Ferreira Filho, secretários municipais Jaime Alves Pinheiro, Fernando Campos e José Florêncio, jornalistas José Rodrigues, Aguinaldo Barros e Adelson José, professores Edson Farias e Eber Cerqueira Frias e Audálio Ramos, foram abertos os envelopes remetidos pela Comissão Julgadora composta dos nove nomes.

Feita a contagem de votos, o resultado obtido foi o seguinte: 1º Lugar - Sra. Luiza Pinto Torres com a frase: "GARANHUNS, PRESENTE DA BORBOREMA, HÁ CEM ANOS ÉS POEMA". 

Em 2º lugar tivemos a seguinte frase de autoria de Dumuriê Vasconcelos: "AO COMEMORAR O SEU PRIMEIRO CENTENÁRIO, GARANHUNS PRESTA HOMENAGEM ÀS GERAÇÕES DO PASSADO QUE A EDIFICARAM, AGRADECE ÀS GERAÇÕES DO PRESENTE QUE PROMOVEM O SEU DESENVOLVIMENTO E DEPOSITA INABALÁVEL CONFIANÇA NAS GERAÇÕES DO FUTURO, QUE  HAVERÃO DE FAZÊ-LA CADA VEZ MAIOR".

Para o 3º lugar, houve empate entre as frases "GARANHUNS - UM SÉCULO COM AS PORTAS ABERTAS PARA VOCÊ" E "GARANHUNS, PASSADO DE GLÓRIAS FUTURO DE ESPERANÇAS" de autoria respectivamente de Nelson Paes e Arthur Guilherme Pinto da Fonsêca.

Outras frases classificadas:

"GARANHUNS - CEM ANOS DE TRABALHO, TRADIÇÃO E AMOR À TERRA" - Autor: Ernani Aguirre

"AQUI, A TERRA ENGRANDECE O HOMEM" - Autor: A.S.R

"GARANHUNS, ENTRE SETE COLINAS CEM ANOS DE GLÓRIAS" - Autor: Abel Baptista da Fônseca

"GARANHUNS - MIL METROS DE ALTITUDE - UM SÉCULO DE AFIRMAÇÃO - Autor: Nelson Paes

"GARANHUNS, CEM ANOS DE AMOR NO CORAÇÃO DO POVO" - Autora: Maria Jaqueline P. de Carvalho

"GARANHUNS, NA BELEZA DE TUAS FLORES, REJUVENESCE O TEU CENTENÁRIO"  - Autora: Joselita Maria da Silva

"DEUS, EM SUA MUNIFICÊNCIA DIVINA, ENGASTOU UMA JÓIA MIMOSA AOS PÉS DO MAGANO: GARANHUNS - Autora: Maria Ferreira de Melo

"CENTENÁRIO DE GARANHUNS - AOS PIONEIROS NOSSA SAUDADE: AOS PRESENTES, GRATIDÃO; AOS QUE VÃO NOS SUCEDER, NOSSA CONFIANÇA NO FUTURO DESTA TERRA" - Autor: Nelson Paes

"GARANHUNS, ESTRELA QUE BRILHA E CEM ANOS NO CÉU DO BRASIL" - Autor: Aguinaldo José de Carvalho

"GARANHUNS - AGRESTE EM FLOR! PAU POMBO! EUCLIDES DOURADO! SERRA BRANCA! MEU AMOR" - Autor: Gustavo Guaraná Maia

Fonte: Jornal O Monitor - 1979. Acervo: Memorial Ulisses Viana de Barros Neto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Concurso Câmara de Camaçari – BA com 50 vagas

O edital nº 01/2022 do aguardado concurso Câmara de Camaçari, no estado da Bahia, foi publicado e vai passar pela primeira retificação. De a...