quarta-feira, 12 de janeiro de 2022

Declaração do Dr. Luiz Guerra ao jornalista Ulisses Pinto em 1950


O Dr. Luiz da Silva Guerra (foto), médico humanitário, homem de sociedade, valoroso rubro-negro de épocas passadas, quando por muitos anos, morou em Garanhuns, nos velhos tempos do PSD local, na qualidade de prefeito da época e de Presidente do aludido partido neste município, durante as velhas "brigas" entre UDN x PSD, nos enviou uma declaração que nunca foi publicada na imprensa. Era uma arma preciosa que possuíamos para enfrentar possíveis adversários.

Hoje, depois de falecido o nosso amigo Dr. Guerra (éramos adversários somente na política), resolvemos das publicidade a esse documento, com firma reconhecida no cartório do saudoso Dr. Celso Galvão. O reconhecimento foi de outro amigo, já falecido, Mário Falcão Campos.

Vamos ao documento: 

"DECLARAÇÃO

- Na qualidade de Prefeito do Município e de presidente do diretório do PSD - secção de Garanhuns, declaro de público que o Sr. Ulisses Peixoto Pinto Filho, correspondente do "Jornal do Comércio", neste município, tem publicado suas correspondências com absoluta isenção de ânimo, acima das paixões políticas, como sejam, notas sobre a vida municipal, noticiário político, sugestões, entrevistas, etc. Saliento ainda que o citado jornalista tem inserido no aludido e conceituado órgão da nossa imprensa, inúmeras entrevistas minhas, tendo uma delas revolucionado o mundo político do Estado, quando indiquei para dirigir os destinos de Pernambuco, o nome do digno e ilustre Dr. Agamenon Magalhães.

Garanhuns, 25 de novembro de 1950

a) Dr. Luiz da Silva Guerra".

Nesse tempo, nos idos  de 1950, a política de Garanhuns era fogo. Entretanto, a nossa palavra através da imprensa era acatada e respeitada até pelos adversários. Graças a Deus, o nosso traçado continua de pé, dentro dos meandros da política dos dias de hoje. E isto é gratificante.

*Jornalista Ulisses Pinto / Jornal O Monitor / Garanhuns, 20 de dezembro de 1986.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Moraes faz discurso duro e repleto de recados a Bolsonaro em posse como presidente do TSE

Alexandre de Moraes (Foto: Antonio Augusto/Secom/TSE) Brasil 247 - Em discurso de posse como presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE...