sábado, 1 de janeiro de 2022

Dr. Aurélio Muniz Freire

Nasceu em 12 de setembro de  1929. Pernambucano do Sertão do Araripe, nascido ao sopé da  Grande Chapada, na pequenina Serra Branca, antes pertencente ao município de Ouricuri, hoje integrando o de Ipubi. Suas  primeiras letras foram em Fortaleza (CE), no Colégio Sete de Setembro, um dos melhores educandários daquela capital. Transferiu-se depois para a cidade do Crato, no mesmo Estado, onde cursou o ginasial no Ginásio Diocesano, atualmente Colégio Diocesano. Posteriormente, já na capital pernambucana, graduou-se como Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela então Faculdade de Direito do Recife, que passou e se denominar Faculdade de  Direito da Universidade Federal de Pernambuco.

Dr. Aurélio Muniz Freire exerceu a magistratura no Estado de Pernambuco, aposentou-se como Juiz na capital. Foi promotor de Justiça na Comarca de Petrolina (PE), Professor de Instituições de Direito Privado na Faculdade de Administração, em Garanhuns (PE), além de ter sido Procurador Municipal em dois municípios pernambucanos e de atuar como advogado depois de sua aposentadoria. 

Em 2011 Dr. Aurélio Muniz Freire lança o Livro "Uma Doutrina Universalista".

Dr. Aurélio sempre gostou de escrever, nunca fugindo à linha espiritista em suas produções, dentro dos assuntos por ele abordados, visto que a doutrina espírita  constitui o fundamento maior de suas criações. 

Uma Doutrina Universalista aborda alguns assuntos recebendo o Espiritismo  como fundamento do quanto apresentava o livro. São temas que abrangem o interesse geral de pessoas já espíritas ou de outras simpatizantes da doutrina. Não existe a pretensão de oferecer novidades no campo doutrinário, mesmo porque, além de o autor ater-se ao já sabido e conhecido pela maior parte dos estudiosos e ao conhecimento do trivial, ele não se sente em condições de expor noções outras que estejam fora de seu entendimento.

A obra é apenas um apanhado de temas que podem interessar o leitor na compreensão mais simples relacionada com a vida no campo de nossas experiências. O Universalismo que  embasa a Doutrina dos Espíritos adentra-se em todos os campos do conhecimento humano, sejam quais forem os seus segmentos nos níveis científico, filosófico e moral.

Seja qual for a atividade exercida pelo leitor, encontrará ele uma sustentação, um apoio seguro e eficaz ao campo do seu labor. Daí o  caráter universalista do Espiritismo, não lhe exigindo tanto o seu rótulo. Até mesmo a outros, que se confessam materialistas, céticos, indiferentes a esta ou àquela corrente doutrinária, o Espiritismo é como uma chave, ferramenta a  destrancar-lhe a mente para um aprofundamento maior em suas indagações.

Neste livro é versada uma variedade de matérias, uma coletânea singela do quanto a vida nos trouxe de esteio a fundamentar nossa experiência do dia a dia. Fazemo-lo com humildade, certo de sua compreensão.

O autor busca ser coerente no que pensa, fala ou escreve, recebendo como comando de  suas atitudes a sua consciência, não tendo a preocupação de ser  agradável a todos, mesmo porque, como diz, seria estulta ignorância se assim procedesse. Participou com algumas de suas produções em duas antologias: Antologia VMD Internacional e Roda Mundo 2005 - Antologia Internacional, além de figurar em  alguns sites na internet.

Dr. Aurélio Muniz Freire desencarnou em 10 de março de 2020, aos 90 anos de idade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Marília é a esperança de dias melhores para os pernambucanos

Por Eudson Catão* Marília Arraes é a pessoa certa, na hora certa, para virar a página e tirar do poder um grupo que se encastelou no Governo...