sexta-feira, 7 de janeiro de 2022

Elpídio Branco - Representante de Garanhuns com mais mandatos na ALEPE


Elpídio Branco (foto) foi um destacado líder da sua geração, e Garanhuns lhe deve indiscutivelmente muito por sua luta pela causa pública.  Deixou a banca de advogado para enveredar nos caminhos difíceis da política, e, já no governo Estácio Coimbra, foi delegado de polícia da Capital sob a  chefia do Dr. Lito de Azevedo que mais tarde, pelo reconhecimento de Agamenon Magalhães viria a ser Juiz de Direito de Garanhuns.

Com a reconstitucionalização de 1946, Elpídio filiou-se ao PSD e por esta legenda elegeu-se quatro (4) vezes deputado. Elpídio foi na Assembleia presidente da Comissão de Constituição e Justiça, vice-líder e líder de governadores, como Barbosa Lima Sobrinho, Agamenon Magalhães, Etelvino Lins e Cordeiro de Farias.

Elpídio foi o deputado estadual com mais mandatos por Garanhuns na Assembleia Legislativa, sendo eleito para quatro legislatura consecutivas: 1947-1951, 1951-1955, 1955-1959 e de 1959-1963, sempre obtendo uma votação crescente.

Tivemos ainda como representantes de Garanhuns e região: Izaías Régis com três mandatos; Ivo Amaral, Luiz Souto Dourado e Dr. José Tinoco dois mandatos; Mário Lira, Aloísio Souto Pinto, Francisco Figueira um mandato.

José Cardoso da Silva ficou como suplente na legislatura de 1989-1991 e com a ida de Sérgio Guerra para ser secretario de Estado assume o mandato por dois anos. Aurora Cristina assume uma cadeira na legislatura de 2003-2007 com a saída de Raul Henry.

Ivo Amaral e José Cardoso tiveram um papel importante na Assembleia Legislativa de Pernambuco por terem participado da elaboração da Constituição do Estado de Pernambuco, promulgada  no dia 5 de outubro de 1989.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Secult-PE/Fundarpe divulga resultado final das propostas classificadas do FIG 2022

A Secult-PE e a Fundarpe divulgam o resultado final das propostas classificadas na análise de mérito artístico-cultural do 30º Festival de I...