Era "chic" na época, após as sessões de cinema ir tomar chá, café ou chocolate nos salões do Ítalo Brasileiro e ser prazerosamente atendido pelo seu proprietário e auxiliares. Havia também para deleite dos seus frequentadores, um piano que ficava na parte posterior do salão principal em plano elevado, onde o velho Ariosto, após as sessões do Grossi, vinha fazer suas tocatas. Durante o dia, era o Ítalo frequentado por viajantes e todos os que gostavam de uma boa refeição.
Sendo parte obrigatória do "Grand Mons" garanhuense, também ali se realizavam os banquetes e jantares políticos.
De uma feita, conta-se que num banquete oferecido ao Secretário de Agricultura de então, o Dr. Samuel Hardman, foi encarregado o pastor Samuel Marinho, de fazer a saudação de praxe, oferecendo o ágape em nome dos seus correligionários políticos da cidade.
Samuel Marinho, era um brilhante orado, de palavra fácil e de imagens políticas, estava acostumado aos "improvisos", nestas ocasiões. Levantando-se, iniciou sua saudação dizendo: Estou aqui de pé, senhores... pensa e novamente, por um lapso de memória, até chegar-lhe as imagens de sua oração, repetiu o introito durante três (3) vezes, sendo interrompido, por alguém do "sereno", naturalmente um opositor político da situação que falou alto: "porque não se senta vossa senhoria?..."
O orador não perdeu a calma e retomou a palavra até o fim da saudação!!!
*Alfredo Vieira / Advogado, jornalista e historiador / Recife / 1981.
Foto: Dr. Samuel Hardman - Secretário de Agricultura de Pernambuco que presidiu o 1º Congresso do Café realizado em Garanhuns.
Nenhum comentário:
Postar um comentário