Ainda na mesma sessão e por proposta do Intendente, Major Antônio da Silva Souto, foi substituída a de nominação da rua do Imperador, (atual Rua Dantas Barreto), e que antes se chamava Rua Dr. Rosa e Silva, pela Dr. Abreu, por terem sido construídas as primeiras casas da referida rua, quando era presidente da extinta Câmara dos Vereadores o Dr. Antônio Salustiano de Abreu Rego, e ter o mesmo nela falecido em 21 de junho de 1890, depois de prestar relevantes serviços a Garanhuns.
Já em sessão de 2 de outubro de 1888, a antiga Câmara dos Vereadores, por proposta do membro Pascoal Lopes Vieira de Almeida, havia substituído a denominação da rua Bela pela rua Dom José, como homenagem ao primeiro Bispo que visitou esta freguesia, Dom José Pereira da Silva Barros.
O povo de imaginação fértil, passou a cognominar a rua de "Rua do Cu do Boi"
Esta matéria é do livro História de Garanhuns, de Alfredo Leite Cavalcanti. Acrescente-se mais esta informação sobre a Rua Dom José.
Consta que a homenagem ao bispo Dom José Pereira da Silva Barros, foi em virtude de um acontecimento cômico por certo. Nesse tempo, a rua era formada por poucas casas, e os moradores costumavam plantar lavouras nos quintais longos. Aconteceu que um dos moradores tinha um boi em seu quintal, e o boi entrou no quintal do vizinho e danificou a lavoura. Este vizinho, prejudicado, não tendo a paga do prejuízo, vingou-se: introduziu um caibro de madeira no ânus do boi. O animal, doente, veio a morrer depois. O povo de imaginação fértil, passou a cognominar a rua de "Rua do Cu do Boi". Daí, por ocasião da visita do bispo a esta cidade, entrando justamente pela rua Dom José, foi recebido por grande número de pessoas. Enfeitada a rua, com palhas e muitos papéis coloridos. Era praticamente a entrada da cidade. O bispo parou, para agradecer, e perguntou às pessoas como era o nome da rua. O interlocutor, em verdadeiro vexame, hesitou em responder e dizer a verdade, mas resolveu de vez, e respondeu: "Rua do Cu do Boi". O bispo, surpreso e sem saber da história originária, pediu que mudassem o nome da rua, para um mais condizente com a manifestação que recebia. E, prontamente, a rua recebeu o nome de Dom José, em homenagem ao visitante.
Foto: Rua Dom José no início do século passado, antiga Rua do Cu do Boi
Nenhum comentário:
Postar um comentário