segunda-feira, 17 de janeiro de 2022

Gostar de Garanhuns


João Marques*

Todos gostam de sua terra... há quem não goste entretanto. Quem não gosta, por humilde que seja o lugar, carrega por toda vida a infelicidade do desterro. Esta cidade, Garanhuns, tem o  amor de todos seus filhos certamente. Dos filhos e dos outros, que conheceram ou viveram aqui. Inúmeras são as declarações ouvidas em toda a parte, afirmando o gosto em morar na cidade. Um casal europeu veio morar aqui, e, depois, tendo retornado ao país de origem, voltou para Garanhuns definitivamente. O vínculo com esta terra foi maior e moveu os dois europeus ao  verdadeiro "caminho de volta". O de se nomear a terra querida aquela que dispensa à pessoa a melhor convivência.

Mas a forma mais emotiva é a volta. A volta à casa paterna, como se diz, e que é poesia empregada por muitos poetas. Em um passeio, mesmo rápido, o regresso faz reviver pessoas, casas, ambientes e paisagens. Quem volta não vê apenas o que olha momentaneamente, mas o que lembra nas visões do passado.

Garanhuns é assim: para quem gosta, morando aqui ou voltando, tem outra cidade paralela, inexistente para outros observadores. Os poetas são videntes através dos tempos, quando nem tudo envelhece ou se acaba. E Garanhuns, naturalmente paisagem, foi sempre grande fonte de poesia. Gostar de Garanhuns significa alcançar a mais esta forma de forma de felicidade. Quem gosta de ficar perto. Morar na cidade é um privilégio. Independente da situação de cada um, morar ou viver num lugar assim é ter em toda cidade a própria casa, a sala, o quarto, até pode ser a cama de dormir. Garanhuns é isto. 

*João Marques dos Santos é poeta, escritor, editor/redator do jornal O Século, autor do Hino de Garanhuns e  ex-presidente da Academia de Letras de Garanhuns - ALG.

Foto: Pórtico da entrada de Garanhuns / http://turismovoo.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Concurso Prefeitura de Paranatama – PE: 180 vagas imediatas; até R$ 8 mil

Já está em andamento o concurso da Prefeitura de Paranatama, que oferta 180 vagas imediatas, com ganhos na faixa entre um salário-mínimo e R...