sexta-feira, 14 de janeiro de 2022

História de Águas Belas - PE

Créditos da foto: Blog do Iba Mendes
1ª Foto: Rua do Comércio
2ª Foto: Excursionistas em frente da casa onde nasceu Sérgio Loreto Governador de Pernambuco na  década de 1920.

Sérgio Teixeira Lins de Barros Loreto, nasceu em Águas Belas (PE), em 09 de setembro de 1870, filho do professor Galdino Eleutério Teixeira de Barros Loreto e Luiza Lins de Albuquerque Barros. Foi Governador de Pernambuco de outubro de 1922 a outubro de 1926. 

Na área da higiene e saúde pública, cujo secretário era o seu genro, o médico Amaury de Medeiros, criou setores especializados para combater a malária, a tuberculose, a sífilis e para tratar as doenças mentais. Abriu uma rede de hospitais que atendia aos municípios de Goiana, Cabo, Bonito, Canhotinho, Olinda, Nazaré da Mata, Ribeirão, além de 26 postos de saúde no interior do Estado. Reformou o Hospital Santa Águeda, hoje chamado Oswaldo Cruz, criou serviços de visitadores e educação sanitária, conseguindo erradicar a varíola, a febre amarela e diminuir significativamente o índice de mortalidade de crianças e adultos.

Quando deixou o governo, em outubro de 1926, foi eleito deputado federal por Pernambuco e, em 1930, Sérgio Loreto abandonou a política. Sérgio Loreto faleceu em 06 de março de 1937. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Marília é a esperança de dias melhores para os pernambucanos

Por Eudson Catão* Marília Arraes é a pessoa certa, na hora certa, para virar a página e tirar do poder um grupo que se encastelou no Governo...