sábado, 22 de janeiro de 2022

História de Garanhuns

Celso Galvão (1937-1945) - Dr. Celso Galvão, natural de Garanhuns, assumiu o cargo de prefeito em 20 dezembro de 1937 e o exerceu até 31 de março de 1945, com grande  proveito para o Município, especialmente para a cidade como verificamos a seguir. Não obstante as arrecadações das rendas municipais para 538.000 cruzeiros, em 1937 quando assumiu o governo municipal, encontro o Município com um débito de 163.000 cruzeiros. No quinto ano de sua administração as rendas alcançaram a cifra de 1.415,080 cruzeiros; em 1943 porém, diminuíram para 1.268,139 cruzeiros, e em 1944 reduziram-se para 1.111,715 cruzeiros. Iniciou a sua administração com a construção de um edifício para um grupo escolar a fim de ser permutado com o Estado, para este fim servia, demolindo-o e no seu local construindo o atual Paço Municipal, provendo-o de todo o mobiliário necessário e de um monumental relógio. Prosseguiu o calçamento iniciado na administração do Capitão Thomaz Maia, na avenida Santo Antônio, deixando-o inteiramente concluído, inclusive a travessa da Intendência e os passeios em volta dos canteiros, passeios esses que foram providos de grande quantidade de bancos de cimento. Desapropriou e demoliu vários prédios que obstruíam a entrada da rua Dom José, substituindo o seu antigo calçamento de pedras irregulares por outro de paralelepípedos, e prosseguindo calçou e ajardinou a praça D. Pedro II deixando os passeios em volta dos canteiros, providos de bancos de cimento. Construiu e calçou a praça da Bandeira, como também construiu a parte central da praça D. Moura. Completou o calçamento da rua Dr. José Mariano - antiga rua do Recife - e prosseguindo construiu o calçamento da parte sul da avenida Rui Barbosa, até o edifício da Rádio Difusora de Garanhuns.

DR. JOSÉ HENRIQUE WANDERLEY (1945-1946) - Quando passou o cargo de Prefeito ao Dr. José Wanderley ficou um saldo disponível de 347.500 cruzeiros, depositados em banco. Pelo que realizou mereceu os elogios até mesmo de adversários políticos como no caso de Dr. José Domingos da Fonseca.

As arrecadações em 1945 atingiram a cifra de 1.165,824 cruzeiros. O Dr. José Henrique Wanderley, que assumiu o cargo de prefeito em 31 de março desse mesmo ano. No curto período de pouco  mais de um ano que exerceu o cargo de prefeito do Município, bem demonstrou a sua grande capacidade como administrador. Calçou as ruas Siqueira Campos e Melo Peixoto - antiga rua do Jatobá - iniciou um trecho da rua Maurício de Nassau na sua parte oeste, calçou a maior parte de rua Santos Dumont, também calçou uma parte da rua Dr. Manoel Borba. 

ANTÔNIO CESÁRIO DA SILVA BRASILEIRO FILHO (1946) - Sucedeu ao Dr. José Henrique Wanderley, o cidadão Antônio Cesário da Silva Brasileiro Filho. As rendas municipais de 1946, foram de 1.242,566 cruzeiros. Antônio Brasileiro não dispôs de tempo suficiente para realizações de vulto e apenas pode calçar um trecho da rua Dr. Severiano Peixoto, sendo substituído no cargo de prefeito, por Maurício Marques Amorim. 

MAURÍCIO AMORIM (1946-1947) - As rendas municipais, em 1947, atingiram a cifra de 1.146,964 cruzeiros. Maurício Amorim sempre ocupado com o movimento político desse ano, só teve tempo de iniciar o calçamento da parte leste da Rua Maurício de Nassau e construiu um sanitário de serventia pública. Corria então o ano de 1947 e o país em pleno gozo de um regime legal. Os partidos políticos, de um lado o Partido Social Democrático, do qual fazia parte o prefeito Maurício Amorim e do outro lado a União Democrática Nacional, em plena campanha eleitoral, pleiteavam, para os seus candidatos, os cargos dos  poderes executivos e legislativos. Realizadas as eleições venceram para o executivo, os cidadãos: Francisco Simões dos Santos Figueira e Abdias de Noronha Branco, para prefeito e vice-prefeito, respectivamente - este último substituiu o cargo de subprefeito - ambos candidatos da UDN.

Foto: Dr. Celso Galvão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Concurso Prefeitura de Paranatama – PE: 180 vagas imediatas; até R$ 8 mil

Já está em andamento o concurso da Prefeitura de Paranatama, que oferta 180 vagas imediatas, com ganhos na faixa entre um salário-mínimo e R...