domingo, 16 de janeiro de 2022

História de Garanhuns

YPIRANGA FUTEBOL CLUBE - Surge em 1915. A Diretoria assim era formada: Presidente - José Cavalcante, Vice - Manoel Caldas, Secretário - Antônio Medeiros, Vice - Francisco Leal, Orador - Ruber van der Linden, Tesoureiro - Antônio Veloso. Tinha 30 sócios e, como era usual, havia dois times. O Ypiranga - time "A" de camisa verde e branca e o time "B" - encarnada (vermelho) e branca, chamado de Atlético.

Noticiando um "match" do Riachuelo, em sua edição de 31.01.1916, diz o jornal o "Gládio":

"Pelo Sport - O match de domingo. Realizou-se no domingo transacto o "match" que disputou o prêmio offerecido pela Empresa Penante.

Diz o repórter, ao relatar o segundo tempo: "Dourado após o apito de "referee", dando início ao segundo tempo da partida, passa, por um "Kick" rápido, a bola a Victor". Quanto ao embate, em si, expressa: "pouca vibração entre os espectadores. Assinala a vitória do time "B" por 2 x 0, sendo o primeiro gol efetuado por Elpídio.

E finaliza a sua reportagem:

"À tarde, daquele dia, teve o Ypiranga de receber no  Cine Grossi as honras do seu triunfo que consistiram num despertador offerecido pelo Sr. Antônio Penante ai time vitorioso.

Sobre já irmos longe, permittam-nos, não obstante uma  divagação: os nossos jogadores de futebol não se capacitaram ainda, salvo excepções, bem salientes, onde figuram Victor, Baixa, Dourado, Francisco Leal, etc. de qual é o segredo ou a alma do jogo? O passe. É debalde que o jogador se esforça, correndo ao estúpido bicão que faz irritar até os espectadores, ou ao desordenado avanço de quatro ou cinco e mais jogadores e uma bola onde só se verificam as terríveis e danosas caneladas, ou quanto muito, ao egoísmo injustificável  do drible".

Fonte: Os Aldeões de Garanhuns - Alberto da Silva Rêgo - Coleção Tempo Municipal - Centro de Estudos de História Municipal. Foi mantida a grafia da época.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Em 1935 Lampião leva pânico aos moradores de Garanhuns

Noites de inquietação e pavor de 26 de maio  a 1º de junho, em Garanhuns, com as notícias de Lampião nas proximidades. De fato, no dia 29 de...