domingo, 9 de janeiro de 2022

História de Garanhuns


BATALHÃO DUARTE COELHO - O 71º Batalhão de Infantaria Motorizado (71º BI Mtz) Batalhão Duarte Coelho, sediado em Garanhuns, Pernambuco, iniciou oficialmente suas atividades em 1967. Organização Militar criada pelo Decreto Nº 60.394, de 11 de março de 1967, teve seu aquartelamento inaugurado a 10 de agosto do mesmo ano, ato que contou com a presença do Exmo. Sr. Presidente da República, Marechal Artur da Costa e Silva, que se fez acompanhar de seus ministros, do Governador do Estado de Pernambuco, Nilo Coelho e do Comandante do IV Exército, General de Exército Rafhael de Souza Aguiar, além de grande número de figuras do cenário político nacional na época. O terreno foi doado pelo então prefeito de Garanhuns, Amílcar da Mota Valença.

Ao longo de sua existência o 71º BI Mtz conquistou vitórias significativas. Ainda em janeiro de 1969 foi elevado a "Batalhão Tipo II" e em janeiro de 1987 transformado em  "Batalhão Tipo III". Em abril de 1970 foi criada, em seu  aquartelamento, a Escola General Sampaio, conhecida como "Pelotão Mundico", destinada a educação de crianças pobres da região.

No mês de abril de 1993, com a presença do Exmo. Sr. Ministro do Exército, General Zenildo Gonzaga Zoroastro de Lucena, foi concedida, em Portaria Ministerial, a denominação histórica "Batalhão Duarte Coelho" e entregue o Estandarte Histórico ao 71º BI Mtz. Em outubro de 1994 a Organização Militar foi contemplada com uma Banda de Música categoria "F".

A partir de 1998 a Unidade adotou um novo Quadro de Organização, passando a contar com uma Base Administrativa Tipo "A", 03 (três) Companhias de Fuzileiros e uma  Companhia de Comando e Apoio. No mês de janeiro de 2000, em Portaria do Comandante de Exército, o Batalhão foi designado como "Força de Ação Rápida" (FAR) do Comando Militar do Nordeste (CMNE), passando a ter a máxima prioridade em pessoal e material. Desde a sua inauguração, a  OM mantém a integração Exército comunidade civil cada vez mais viva e mais forte, participando de inúmeras atividades de  cunho social em atendimento aos diferentes segmentos da sociedade. Neste pedaço de chão nordestino, o Batalhão permanece vigilante a serviço do Exército e da Pátria, tendo como principal atividade o preparo de seus quadros e da  tropas, visando a manutenção da Operacionalidade para o cumprimento das missões constitucionais atribuídas às Forças Armadas. (Transcrito da Revista do 71º BI Mtz - Edição Histórica)

Foto: Garanhuns, PE - Inauguração do 71º BI Mtz em 1967. Presidente Costa e Silva, governador Nilo Coelho entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Datafolha aponta vitória de Lula no primeiro turno com 51% dos votos válidos

Luiz Inácio Lula da Silva (Foto: Ricardo Stuckert ) Brasil 247 - A pesquisa Datafolha , divulgada nesta quinta-feira (18), mostrou vitória ...