Leonilo Ferreira do Nascimento (Grandes Vultos) - Nasceu aqui na terra dos arrebóis, onde as tardes mornas de verão deslumbravam os seus olhos, e os últimos raios do sol iluminavam o seu rosto. Cresceu sob o domínio de um lar humilde e honesto. Ainda no limiar da infância começou enfrentar o trabalho árduo. Começou de baixo para cima como se constrói, com a colher, o nível e o prumo edificou prédios. Com o tempo sua atividade tomou nova dimensão. Consagrou-se como exemplo de trabalho produtivo e honesto. Colaborou com os poderes municipais e foi o braço forte do grande Prefeito Euclides Dourado. Homem de iniciativa própria e de capacidade construtiva. Edificou casas, sobrados, edifícios e palacetes. Criou e modelou praças amplamente ajardinadas. Era um criador de possibilidades na arte de construir. Por todos os recantos da nossa cidade encontra-se um traço vivo de sua capacidade de criar.
Homem de ideias sociais, foi o pioneiro no sindicalismo em Garanhuns. Delegado Eleitor, quando o Estadista Agamenon Magalhães, era Ministro do Trabalho. Foi por assim dizer amigo daquele grande homem público. Homem franco, sincero e de atitudes definidas. Casou-se com uma prendada jovem da família Rocha Vilela. Do casal nasceram, muitos filhos. Pelo seu esforço e iniciativa própria educou-os condignamente. Todos estudaram no Colégio 15 de Novembro. Muito inteligente sabia se orientar de modo condigno.
"Mestre Nilo", como era conhecido morreu já depois de muitos anos bem vividos. Para nós ele foi um ente querido. Foi inegavelmente um dos vultos da nossa cidade. Cidade centenária cuja grandeza ele ajudou a construir com as suas próprias mãos honradas. Na sua simplicidade dignificou a sua geração.
*Advogado, jornalista e historiador / Garanhuns 9 de Dezembro de 1978.
Foto: Leonilo Ferreira do Nascimento "Mestre Nilo".
Nenhum comentário:
Postar um comentário