terça-feira, 11 de janeiro de 2022

História de Garanhuns


Rua Dom José - A atual rua Dom José era conhecida pelo nome de rua Bela e do Cu do boi. É porque antigamente dois de seus moradores, tiveram um desavença por causa de uma roça de mandioca plantada no quintal de um deles, devorada pelo boi de um vizinho. O dono da roça, tipo de maus instintos, como vingança, introduziu no ânus do boi, um sarinho de fumo (onde se enrola fumo em corda), o que ocasionou a morte do animal.

O bárbaro foi preso, teve que pagar naquele tempo, 12$000, pelo boi, passando a rua a ficar conhecida por tão feio nome.

Quando em outubro de 1886, Garanhuns recebeu a visita do 1º Bispo, a esta cidade, as ruas da mesma foram todas engalanadas, sobressaindo nos enfeites a supracitada rua. Dom José (Foto) a passeio, pela cidade, notou que aquela rua estava mais ornamentada que as demais e perguntou-lhe o nome. Alguém respondeu: Ela tem dois nomes, Excia., rua Bela e rua do Cu do Boi. O pároco da freguesia, adiantando-se, disse: Senhor Bispo, esta rua é mais conhecida pelo nome de Cu do Boi. Ao que redarguiu Dom José, o primitivo nome é mais apropriado.

A Câmara Municipal (Conselho Municipal), de então, aproveitando a ida de Dom José ao Colégio de Bom Conselho, reunida, deu à referida rua o nome de Dom José, não só pela maneira de trato do referido sacerdote, como em homenagem à visita do primeiro Bispo a Garanhuns.

Fonte: "Jornal Tempos Novos" de 17/11/1935. 

Foto: Rua Dom José década de 1920

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Concurso Câmara de Camaçari – BA com 50 vagas

O edital nº 01/2022 do aguardado concurso Câmara de Camaçari, no estado da Bahia, foi publicado e vai passar pela primeira retificação. De a...