quinta-feira, 13 de janeiro de 2022

História de Garanhuns


DR. ERONIDES DE HOLANDA COSTA - Inauguração da linha férrea de Garanhuns em 28 de setembro de 1887. O Diário de Pernambuco, de 23 de setembro do mesmo ano publicou ampla reportagem na secção (Revista Diária). Por essa época deu-se o prolongamento da ferrovia Recife ao São Francisco que levou a linha até a cidade do Magano, ponto terminal dessa estrada.

Em 1886, foi dado começo à construção da Estação do início da "Rua Nova" do Imperador, atual "Avenida Dantas Barreto" em Garanhuns, onde se construíra o prédio em que funcionara o "Hotel Estrela" o primeiro no gênero na cidade. Exatamente no local onde  funcionou  o antigo Fórum da nossa Comarca. Foi um acontecimento importante na vida da nossa encantadora cidade. Muitas pessoas de destaque da vida política e administrativa do Estado (Província), estiveram presente ao ato festivo. Depois deste inesquecível acontecimento iniciaram-se as atividades dos administradores da referida Rede Ferroviária.

Dr. Eronides de Holanda Costa  - doutor Holanda como era conhecido, não era filho da nossa cidade. Aqui chegou com o coração cheio de esperança. Presenciara acontecimentos de grandes proporções, no sentido socioeconômico. Engenheiro das Obras de estradas ferroviárias. Era responsável pelo desenvolvimento da velha "Great Western" entre nós. Porém não ficou somente nisso as suas atividades. Integrou-se em nossa vida social e construiu para época, suntuosa residência. Que depois foi ampliada e transformada no atual Palácio Episcopal de Garanhuns. Iniciou vários outros empreendimentos de grande porte. Homem de vasto conhecimento e de cultura sólida. Muito estimado pelos verdadeiros varões da nossa terra. Chegou a dominar, com a sua simpatia, todos os setores da vida social. Ao lado do grande Severiano Peixoto defendeu patrioticamente as mais amplas liberdades democráticas.  Homem de coragem pessoal  e de fino trato. Viveu em Garanhuns os dias marcantes de sua vida. 

Foto: Casarão construído pelo Engenheiro-chefe da Great Western, Dr. Eronides de Holanda Costa. Atual Palácio Episcopal de Garanhuns.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Concurso Câmara de Camaçari – BA com 50 vagas

O edital nº 01/2022 do aguardado concurso Câmara de Camaçari, no estado da Bahia, foi publicado e vai passar pela primeira retificação. De a...