domingo, 16 de janeiro de 2022

História de Garanhuns


NIVALDO FELIPE DA SILVA - Nasceu em 9 de abril de 1937, na cidade de Barreiros, Mata Sul de Pernambuco. Filho de pais relativamente pobres, teve que deixar sua terra natal rumando para Garanhuns, para dedicar-se aos estudos no Colégio 15 de Novembro, onde anos mais tarde, veio concluir o 1º e 2º ciclos. Mas foi no Seminário Presbiteriano do Norte, na cidade do Recife, onde formou-se em Teologia, no ano de 1965. Em 1972, na Faculdade Católica de Pernambuco, diplomou-se em filosofia. Em 1990, galgou o Curso de especialização FFPG na Universidade de Pernambuco - UPE - Garanhuns.

São tantos os títulos conferidos por Entidades importantes dos Estados de Pernambuco e Paraíba ao professor Nivaldo, que dificilmente poderíamos nomeá-los num artigo de jornal. 

O professor Nivaldo, Pastor Titular da Congregação Betesda e Pastor Auxiliar da IV Igreja Presbiteriana, localizada no Conjunto Nilo Coelho, nesta cidade. Foi diretor do Colégio 15 de Novembro, e parte integrante do Corpo Docente, juntamente, com os professores Uzzae Canuto, Ivonita Guerra, Miguel Jasselli e tantos outros.

O mestre Nivaldo Felipe  um homem modesto e humilde acima de tudo. Qualidade esta, herdada dos pais. Os agricultores, plantadores de cana-de-açúcar Manoel Felipe da Silva e Francisco Galdino da Silva sonharam como a grandeza do filho e o sonho se concretizou. 

Não seria exagero afirmar que o professor Nivaldo tem um elenco de realizações neste município, superior a muitos políticos  aqui radicados. Por isto, o poder público (Câmara de Vereadores) conferiu-lhe o Título de Cidadão de Garanhuns.

*José Rodrigues da Silva / Professor, jornalista e historiador / Garanhuns, 15 de Setembro de 2000.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Festa de São João antiga em Garanhuns

Ao anoitecer apareciam as fogueiras, fogos para as crianças, fogos-de-visita, girândolas em todas as praças e folguedos diversos. Acendiam-s...