quinta-feira, 13 de janeiro de 2022

História de Garanhuns

Centro de Cultura Severiano Peixoto - Organizado em 1940 com o objetivo de incentivo às vocações literárias. A primeira reunião pública realizou-se em 10 de novembro de 1940. Foram seus  fundadores as seguintes pessoas: Luís Maia, Raimundo de Moraes, Jaime Luna, Gasparino da Mata, Israel de Carvalho, Antônio Pantaleão, Oscar Siqueira, José Francisco de Souza e Francisco F. Guimarães.

As reuniões do Centro eram mensais. Quase sempre constava da programação uma parte musical a cargo de Israel Carvalho e suas duas filhas - Cleone e Carmem, ambas tão boas violinistas como o pai, além da exibição de "Chorinhos" e  outros arranjos musicais por parte de Euclides Pernambuco e Manoel do Sargento, exímios violeiros.

Fonte: Alberto da Silva Rêgo / Os Aldeões de Garanhuns / Coleção Tempo Musical 10 / Centro de Estudos de História Municipal / 1987. Acervo: Memorial Ulisses Viana de Barros Neto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Concurso Câmara de Camaçari – BA com 50 vagas

O edital nº 01/2022 do aguardado concurso Câmara de Camaçari, no estado da Bahia, foi publicado e vai passar pela primeira retificação. De a...