O jovem mecânico de macacão sujo de óleo não tinha hora para descanso. Sem muito capital, mas contando com seu próprio esforço e entusiasmo, consegue abrir sua oficina mecânica, inicia sua frota de caminhões e se tornou o principal transportador de cargas de Garanhuns e das redondezas.
No final dos anos 30, a empresa passou a construir suas próprias carrocerias. Nessa época, Tude de Melo projetou o primeiro ônibus com motor interno do País - o primeiro com frente reta da América do Sul. Era uma configuração bastante avançada para a época, quando ainda circulavam os ônibus com motor externo, conhecidos como "jardineiras", que durariam até os anos 1960.
Os ônibus de João Tude foram requisitados para transportar as tropas revolucionárias na revolução de "30". Passada a revolução, a empresa João Tude Melo já procurava estabelecer horários certos de saída e chegada, seguros contra acidente, cadeiras numeradas e lotação definida. Ele queria transportar pessoas, e assim nasceu, em 1932, a empresa João Tude de Melo. Em 1934, a empresa estabeleceu a primeira linha regular de ônibus do Nordeste, ligando Garanhuns a Recife. O trecho de 250 km era então percorrido em 15 horas por estradas de terra e os ônibus eram vulgarmente chamados de "sopas". Em 1940, com 44 anos, a empresa introduziu as linhas Recife-Rio de Janeiro e Recife-São Paulo. Nos anos seguintes lançou o primeiro serviço leito do Nordeste. Era uma referência entre as demais viações e também entre as montadoras de caminhões e ônibus.
Em 1952, a pedido do Governador do estado na época, Agamenon Magalhães, a empresa João Tude de Melo transferiu-se de Garanhuns para o Recife, e mudou a razão social para Auto Viação Progresso Ltda. O Sr. João Evangelista Tude de Melo, faleceu em janeiro de 1981 no Recife.
Terminal Rodoviário João Tude de Melo - Projeto de Lei de autoria do deputado estadual Ivo Tinô do Amaral (404/1984), denominou o Terminal Rodoviário de Garanhuns de “João Tude de Melo”. O projeto foi aprovado por unanimidade na Assembleia Legislativa de Pernambuco e sancionado pelo governador Roberto Magalhães. O Terminal Rodoviário foi construído no Governo de Eraldo Gueiros Leite (1971/1975).
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