domingo, 16 de janeiro de 2022

História de Garanhuns

ASSOCIAÇÃO DOS EMPREGADOS NO COMÉRCIO - Fundada em 16/03/1913 teve como Presidente (aclamação) Antônio Augusto de Melo. A finalidade principal era conseguir o fechamento dos "Quiosques", aos domingos às 10 horas e durante a semana às 20 horas, além da defesa da classe, criação de um biblioteca, escola e uma caixa de pecúlio para os associados.

UNIÃO DOS ARTISTAS DE GARANHUNS - É organizado em 01/06/1913, contando com a participação de carpinteiros, mecânicos, marceneiros, pintores, pedreiros e outras profissões correlatas. Na 1ª Diretoria, tem-se : Antônio José dos Santos - Presidente, José Correia - Vice, Antônio Pantaleão - Secretário, Sales Vila Nova - Tesoureiro, Alferes Martiniano Esteves dos Santos - Orador, Antônio Augusto de Oliveira - Vice, André de Moura Cavalcante. Antônio Vicente, Manoel Azevedo, Antônio R.  Neto e Joaquim E. Bezerra - Conselheiros.

CLUBE DA MOCIDADE - Surgiu em 1922 por iniciativa de Ruber van der Linden, Gumercindo de Abreu, Joaquim Leal,  Waldemar Guimarães, Luís Brasil e Amadeu Aguiar, tinha  cunho literário, segundo o "Garanhuns" edição de 07/09/1922.

JORNAL O SERTÃO - O primeiro número é editado em 14/02/1909 e apresenta no corpo redacional: Diretor - Dr. Joaquim Maurício Wanderley, redatores - Antônio Souto Filho e João Paes de Carvalho Barros. O Dr. Joaquim permanece até 26/09, data esta de sua nomeação para o cargo de Juiz da Comarca. Em tal data, entra na equipe de redatores o Dr. Luís de Góes que permanece até 15/12/1909, e assume a supervisão do semanário o Dr. Souto Filho. Gerente - Luís Lins Caldas. Assinatura anual - 10$000, semestre - 6$000, número avulso - $100.

Fonte: Os Aldeões de Garanhuns / Alberto da Silva Rêgo / Coleção Tempo Municipal - 10 / Centro de Estudos de História Municipal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Empresas reduzem embalagens e qualidade para repassar custos

Por Daniel Mello Cada vez mais empresas estão recorrendo à redução do tamanho das embalagens e à mudança na composição dos produtos para rep...