sexta-feira, 7 de janeiro de 2022

História de Lagoa dos Gatos

O que sabemos sobre a história do Município de Lagoa dos Gatos limita-se apenas a possibilidade de a Povoação que é a cidade sua sede ter sido formada em  terras do Sítio Periperi, onde o Padre João Pinto Teixeira, em 30 de Julho de 1800, efetuou o casamento de Antônio Rodrigues, natural de Santo Antão e filho de Antônio Jorge Maciel e de sua mulher D. Lourença Maria, com D. Rita Maria filha de José Fragoso e de sua mulher Maria do Rosário, no território do atual Município das Panelas o qual, por algum tempo, sedeou e dele se desmembrou, em 1º de Julho de 1909, para sedear o seu próprio Município, criado naquela data com a denominação de Frei Caneca, sendo depois substituída pela a atual.

Entretanto, com o lançamento da obra histórica de autoria do nosso distinto amigo João Pereira Calado, jornalista, cronista e historiador, que esperamos seja brevemente publicada, os leitores ficarão melhor inteirados pelas suas referências sobre o Município de Lagoa dos Gatos. (Fonte: Alfredo Leite Cavalcanti (foto) / História de Garanhuns / Volume II, Fevereiro de 1973. Mantida a grafia da época.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Coração de Neon" é aclamado pela crítica em Cannes como o "novo cinema popular brasileiro"

A presença do filme “Coração de Neon” em Cannes, na França, pode estar abrindo uma nova fase do cinema brasileiro. A produção curitibana aca...