Neide Tavares*
As primeiras tentativas de pregação do Evangelho em Garanhuns, foram feitas pelo Reverendo McCall e pelo engenheiro David Low. Era o ano de 1884. O Reverendo necessitava do clima da Cidade Serra, para melhorar a saúde, e o engenheiro, sendo colportor de Bíblias e livros evangélicos, aproveitava a ocasião para divulgar a Palavra de Deus. Realizaram reuniões evangelísticas em rua do Centro da Cidade, mais precisamente, à Rua Santos Dumont.
No dia 6 de março de 1894, chega o Missionário acompanhado da sua jovem esposa, Dona Rena, que também deixara o seu país, para divulgar o Evangelho no Brasil. Com eles vem o Presbítero Antônio de Vera Cruz, da Primeira Igreja do Recife.
Muitas pessoas se interessam pelo Evangelho, outras desejam o fim dos trabalhos missionários. Perseguições acontecem. Debates são travados com líderes de Igrejas Católicas, que não aceitavam a chegada dos protestantes com a divulgação da Bíblia. São chamados por nomes pejorativos. Chegam os perseguidores, após certo debate, irem até a casa de Dr. Butler. Atiram pedras e as crianças se protegem , escondendo-se embaixo das mesas. Depois, organizam Ligas contra os Evangélicos, porém o trabalho destes continua a crescer, sob as bênçãos do Senhor. Era necessário que viessem mais obreiros, e chega de Alagoas o Reverendo Martinho Oliveira. Sua missão seria preparar jovens para o Sagrado Ministério. Foram seus primeiros alunos, Antônio Almeida e Jerônimo Gueiros, duas vidas preciosas na presbiterianismo Nacional.
Finalmente, no dia 22 de janeiro de 1900, foi organizada a Igreja Presbiteriana de Garanhuns, cuja primeira Ata transcrevemos para conhecimento de todos, obedecendo à grafia da época.
ATA DA ORGANIZAÇÃO DA EGREJA DE GARANHUNS
"A Commisão nomeada pelo Presidente de Pernambuco para organizar a egreja de Garanhuns, composta do reverendo Juventino Marinho da Silva, presidente, do Rev. W. C. Porter e do Presbytero regente Miguel dos Anjos Pereira, da egreja de Artias, reuniu-se na cidade de Garanhuns, na respectiva egreja no dia 22 de Janeiro de 1900, as sete horas da noite.
Logo após foram eleitos presbyteros regentes so Snrs. Antonio de Carvalho Silva Gueiros e Jeronymo da Silva Gueiros.
Tambem foram eleitos diaconos os Snrs. João Fragozo e Soriano de Carvalho Furtado.
Estando a hora já adiantada, o presidente, depois de exercícios religiosos declarou suspensos os trabalhos para o dia seguinte as sete horas da noite.
A Commissão reuniu-se no dia seguinte, 23, as 7 horas da noite, depois do culto, foram solemnemente ordenados e instalados os supra-ditos officiais. Em seguida foi encerrada a sessão com a benção apóstolica".
Garanhuns, 23 de Janeiro de 1900
W. C. Porter - Secretario
Pastores que estiveram a frente da Igreja Presbiteriana de Garanhuns até o ano de 1992: Rev. George Butler, o pioneiro da região; Rev. Martinho de Oliveira, fundador do Colégio Quinze e do Seminário do Norte; Rev. Handerlite, teólogo, substituto do Rev. Martinho; Rev. Antonio Almeida, Rev. W. M. Thompson, também Diretor do Colégio Quinze; Rev. Antonio Gueiros, pastoreou durante 35 anos; Rev. João Campos de Oliveira; Rev. Aureliano Guerra; Rev. Henrique de Lima Guedes; Rev. Eneas Lins dos Anjos; Rev. Cephas Reinaux de Barros; Rev. Nisan Baia da Rocha; Rev. Irineu Ferreira da Silva; Rev. Agenor Paiva de Araújo; Rev. Nivaldo Felipe; Rev. Luiz Carlos Porto e o Rev. Lindberg Clemente de Morais.
*Professora, historiadora e escritora.
Fotos: (1) - Igreja Presbiteriana de Garanhuns na década de 1920 (2) - Igreja Presbiteriana de Garanhuns na década de 1920 (3) - Igreja Presbiteriana de Garanhuns - Década de 1960 (4) - Avenida Santo Antônio - Ano 1928. Foto: Revista Cidade - ano III - nº 86 (5) - Funcionando o templo na Avenida Santo Antônio, foi reformado pelo Reverendo João Campos em 1952.
Fonte: Texto transcrito do Jornal O Monitor de 25 de Janeiro de 1992.
Nenhum comentário:
Postar um comentário