Passadas algumas décadas do tempo em que estudava no Ginásio do Arraial - Chegamos em 2008 - Ano do Centenário do Mons. Adelmar.
As lembranças me levam àquele tempo de adolescente em que tive o privilégio de conhecer o Padre.
_ Lembro-me dele em algumas celebrações de páscoa em nosso colégio.
- Lembro-me dele em alguns desfiles em que acompanhava os menores do Diocesano, Colégio do qual era diretor.
- Lembro-me dele quando íamos ao Diocesano pedir emprestado alguma coisa para o nosso Ginásio e, nunca esqueci aquele semblante sério abrir-se num doce sorriso, dizer: "para o Ginásio do Arraial - TUDO - "
- Lembro-me dele na conversa dos mais velhos que dizia:
- Lembro-me ainda dos falares de alguns alunos relatando a severidade do Padre para com eles perguntando-lhes "Vocês não são homens não?" E tantas mais...
Lembro-me também de que apesar do rigor com que tratava seus alunos, ele era amado e respeitado por eles.
Anos mais tarde, em 1980 - Lembro-me dele no dia em que fui pedir-lhe emprestado sua batina para servir de modelo para o meu filho Maurício que ia desfilar pela Escola Santa Gertrudes, vestido de papa, em homenagem a João Paulo II.
Lembro-me ainda que depois do desfile levei o meu filho para ele vê-lo vestido de Papa e registrei esse momento com uma foto de ambos. Nessa ocasião, ele presentou o meu filho com um medalhão do papa.
- Lembro-me dele quando chamado por Deus... Mas, não falemos de morte...
São muitas as lembranças e maiores são o meu respeito e admiração por esse Padre que dedicou a sua vida a educação e formação de tantas gerações que tiveram a honra de receber seus ensinamentos e admirações.
Eu me sinto privilegiada por ter conhecido esse SANTO HOMEM, esse PADRE SANTO que para mim como para tanta figura inesquecível.
Monsenhor Adelmar, pela força do bem, a figura mais inesquecível de toda Garanhuns.
Fotos: (1) - Josete Gomes de Albuquerque (2) - Mons. Adelmar ao lado de Maurício, filho da ex-aluna Josete Gomes de Albuquerque.
Fonte: Monsenhor Adelmar da Mota Valença - Vida e Obra - Centenário de Nascimento 1908 - 2008 - Coordenação das Irmãs: Cândida Araújo Corrêa e Maria Mirtes de Araújo Corrêa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário