quinta-feira, 6 de janeiro de 2022

Márcio Roberto de Barros Quirino

Márcio Quirino e Garanhuns se baralham nos anseios, enleam-se na garoa e se misturam com o verde de suas colinas. Mochileiro, da zona rural, é filho de Miguel Quirino Neto e Francisca de Barros Quirino (Dona Bilia).

Márcio Quirino estudou, na Boa Vista, com D. Maria da Conceição Cardoso (irmã do saudoso deputado Estadual José Cardoso) e com o Professor Letácio, também da saudosa memória. Estudou com Dona Lidalva Ferreira, na Rua Sete de Setembro. Na época de estudante, foi presidente do Grêmio do Colégio Diocesano, presidente da UEG, União Estudantil de Garanhuns. Foi vice-presidente do CESBE, Centro dos  Estudantes Secundaristas do Estado de  Pernambuco. Do que se tem conhecimento de sua vida como advogado, nunca desempenhou tal ofício. Como desportista, admira todos os tipos de esportes, principalmente futebol e vaquejada. Ente as honrarias que tem, é cidadão honorário de alguns municípios do interior.

Márcio Quirino, profissionalmente, tem um currículo impressionante. Durante muitos anos, foi gerente local e regional da Celpe, gerente Regional da Mata Sul, Norte e Agreste do Estado de PE; Assessor de Projetos Especiais da Superintendência de Operação da Celpe. Na Celpe, também esteve coordenando projetos desenvolvidos a nível de Pernambuco, projetos de Construção Civil e, na área de  Planejamento, Indicadores de Gestão, projetos de potencialidade e utilização de energia elétrica do Rio São Francisco, Sertão de Pernambuco. Nesse ínterim, foi  eleito funcionário padrão da Celpe. Enfim, como funcionário da Companhia de Eletricidade de Pernambuco, quando administrou a Regional de Garanhuns, foi  esta considerada como Região Modelo (áreas de Engenharia, Administrativa e Comercial). Esteve na vice-presidência da Associação Esportiva Celpe, a nível de Estado, e em dois mandatos fez parte da  diretoria da Previdência Privada Celpe (Fundação) Celpos. Márcio com sua formação profissional ainda exerceu várias atividades na Celpe, empresa a que se  dedicou de corpo inteiro. participou do Projeto de Eletrificação Rural, além do Projeto das Lâmpadas, pois ao longo da atual gestão (ano 2001), foram eletrificadas 2.316 propriedades, estando em curso de projetos e execução em sítios e fazendas que devem ainda ser eletrificadas.

Participou do Seminário Nacional de Distribuição de Energia Elétrica (SEND), foi Secretário de  Desenvolvimento Rural do Município de Santa Maria da Boa Vista na gestão do Prefeito José Gualberto, ex-secretário de Agricultura de Pernambuco e Superintendente do Grupo Milano.

Presidente da Comissão interna de acidente (CIPA) - Celpe Regional - Cabo, Vitória de Santo Antão e Garanhuns.

Recebeu medalhas de honra ao mérito de Pernambuco, no governo de  Eraldo Gueiros Leite.

Como vice-prefeito (1997/2000 e 2001/2004) sempre pleiteou melhores dias para sua terra, como é o caso do seu propósito de trazer para Garanhuns a Faculdade Del Pacífico. 

Realizou o melhoramento de iluminação pública de Garanhuns, fruto de um convênio feito entre a Celpe, Eletrobrás e Prefeitura Municipal que visou substituir as lâmpadas vapor de mercúrio por vapor de sódio, representando uma economia de 25%, com relação às anteriores, além de  considerar a vida útil superior às  existentes. Foram trocadas mais de 3.000 lâmpadas de 250 e 4000 watts, nas ruas mais largas. Este projeto representava um antigo desejo da  população de nossa cidade.

Ainda  na sua vida pública Márcio Quirino, exerceu inúmeras atividades na empresa a qual se dedicou por inteiro. Foi fundador do Jóquei de Garanhuns.

Participou do Projeto PAE com procedimentos administrativos e  comerciais para o interior do Estado; também do atendimento integrado através de telefones (na época o 120/196); Operação administrativa e  técnica de unidade operacional regional da Celpe; participação com trabalho no comitê de coordenação de empresas de energia elétrica no Nordeste (CCON).

Entre outras atividades, atuações relevantes junto à administração municipal, trouxe para Garanhuns a PETROPAR Embalagens, empresa instalada no setor industrial, responsável pela fabricação de embalagens plásticas PET para toda região do nordeste. Instalação do projeto de transferência e instalação do POP SHOP.

Assembleia Legislativa de Pernambuco enaltece trajetória de ex-vice-prefeito de Garanhuns (27/08/2018) 

A Assembleia Legislativa homenageou, na noite da segunda-feira 27 de agosto de 2018 o advogado, administrador, pecuarista e ex-político Márcio Roberto de Barros Quirino, pelos serviços prestados ao município de Garanhuns, no Agreste Meridional. Por iniciativa do deputado Aluísio Lessa (PSB), a trajetória do ex-vice-prefeito da cidade foi reverenciada em Reunião Solene no Auditório Senador Sérgio Guerra, localizado na sede da Alepe.

Márcio Quirino nasceu na zona rural de Garanhuns, numa família de origem simples, e passou a infância no campo, juntamente com os seis irmãos. Graduou-se bacharel em Direito pela Faculdade de Direito de Caruaru.

O deputado Tony Gel (MDB) presidiu a cerimônia e ressaltou que, após se formar, Quirino ingressou na Celpe, onde atuou por mais de 30 anos. Em 1996, ele foi eleito vice-prefeito de Garanhuns. “O bom desempenho administrativo rendeu-lhe a reeleição”, frisou o parlamentar, lembrando que a implantação de uma faculdade de Medicina naquela cidade, em 2007, foi resultante da luta do ex-gestor público.

Aluísio Lessa destacou a história de vida e o trabalho desenvolvido pelo homenageado no programa de eletrificação rural da Celpe durante o Governo de Miguel Arraes, que beneficiou muitas áreas do Estado aonde a luz não chegava. “Márcio Quirino é uma pessoa muito respeitada na região do Agreste Meridional e merece esta homenagem”, observou.

Quirino declarou “não ter palavras” para descrever sua emoção. “Agradeço ao deputado Aluísio Lessa pela menção honrosa, por este reconhecimento em vida. Isso é muito gratificante”, enfatizou. Ele recebeu uma placa comemorativa da Assembleia Legislativa. Representando a família, Marcella Quirino, filha do homenageado, também falou na tribuna.

Fotos: (1) - Márcio Quirino (2) -  Deputados Aluísio Lessa, Tony Gel e Márcio Quirino.

Fonte: Texto transcrito do jornal O Monitor (01/11/2001) e Portal da Alep

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Concurso Prefeitura de Paranatama – PE: 180 vagas imediatas; até R$ 8 mil

Já está em andamento o concurso da Prefeitura de Paranatama, que oferta 180 vagas imediatas, com ganhos na faixa entre um salário-mínimo e R...