terça-feira, 1 de fevereiro de 2022

Novo livro de Júnior Almeida sobre Lampião vai colocar Paranatama em evidência

Por Roberto Almeida*

Estudioso do fenômeno do cangaço, autor de três livros, Júnior Almeida está preparando um novo lançamento para este ano.

Intitulado "Lampião em Serrinha do Catimbau", o volume, que vai revelar fatos inéditos sobre o mais famoso cangaceiro e seu bando, deve colocar em evidência o município de Paranatama, onde o famoso bandido sofreu um revés, foi botado pra correr e sua mulher, Maria Bonita, levou um tiro nas nádegas.

Livro de Júnior terá apresentação e prefácio do médico Leandro Cardoso e do juiz Sérgio Dantas, duas personalidades que também leem e fazem pesquisas sobre o tema dos rebeldes nordestinos que assustaram populações inteiras até o final da década de 30, do século passado.

O primeiro livro de Júnior Almeida, "A Volta do Rei do Cangaço",  uma ficção, foi lançado em 2015, tendo boa acolhida da crítica especializada.

Em 2018, o escritor publicou "Lampião, o Cangaço e Outros Fatos do Agreste Pernambucano", narrando as incursões do cangaceiro em diversas cidades da região.

"Capoeiras, Histórias e Causos", livro lançado em 2020, reúne histórias da terra natal do autor, contando fatos curiosos tanto dos potentados do lugar quanto de homens e mulheres comuns, gente do povo.

Antes mesmo de concluído e lançado "Lampião em Serrinha de Catimbau", o livro já vem despertando a curiosidade, principalmente por parte de estudiosos que tiveram acesso a alguns trechos.

Um youtuber de Fortaleza, com quase 100 mil inscritos no seu canal, já andou antecipando alguma coisa sobre a obra.

Outro pesquisador, de São Paulo, informou que Júnior Almeida trará informações "quentes" sobre Lampião e seu bando.

Serrinha de Catimbau era o antigo nome de Paranatama, que foi distrito de Garanhuns, tendo se emancipado na década de 60.

Ao saber do futuro lançamento,  com destaque para a cidade, o Secretário de Governo da gestão de Valmir do Leite, Josa Costa, demonstrou grande interesse pelo livro, consciente do papel importante que Paranatama representa na história e no enfrentamento ao temido bandido de Serra Talhada.

*Jornalista e escritor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Linda e bela

Paulo de Melo (O Poeta da Natureza) Eu me expresso Neste momento Com todo meu sentimento A você minha querida Eu só vivo por  você Sem você ...