sábado, 1 de janeiro de 2022

Parapsicologia e Espiritismo


Dr. Raimundo Athanásio de Morais*

Dando continuidade ao assunto parapsicologia, que  nos comprometemos  ventilar em termos de esclarecimentos, veremos no decorrer dessa pesquisa, o que  significa realmente a palavra - Parapsicologia. Inicialmente, poderemos afirmar que  esse termo simboliza o estudo das experiências que escapam ao campos dos fenômenos psicológicos naturais. O mesmo que matapsiquica, denominação adotada por Charles  Richet, para designar o seguinte grupo de fenômenos: - Criptestesia - ou seja clarividência. Telepatia, antevisão, premonição, percepção extra-sensorial, telecinesia - movimentação de objetos a distância. Ectoplasmia, ou seja - materialização. Nesse plano, os  Espíritas incluem a Necromacia - ou seja a comunicação dos mortos. Tais fenômenos vêm sendo estudados, com  rigor científico nas Cátedras da Parapsicologia das diversas Universidades. Em Duck, nos Estados Unidos da América do Norte, pelo professor J. B. Rhine. Em Leningrado, na Rússia, pelo professor L. L. Vessilieve. Em Friburgo, na Alemanha, pelos professores Bender e Utrecht e nos  Países-Baixos, pelo professor W. H. Tenhaeff. Todos esses estudiosos cientistas, entretanto, alimentavam a  esperança de encontrar um  equacionamento para os  problemas consubstanciados nos fenômenos da Mediunidade.

Por isso, jamais procuraram afastar-se dos seus Torrões Natais, para em campo totalmente diferente, em  relação ao povo e as suas crenças religiosas, pregar abertamente o Materialismo e explorar os incautos. E o pior é que, embora dizendo-se padre católico, continua fugindo ao verdadeiro fundamento da Igreja Católica Apostólica Romana que prega, ensina e pratica em todos os seus sagrados Templos, os santificantes ensinamentos do  Cristianismo.

O que deveriam fazer os  Superiores da Igreja Católica, era cassar essa carta de padre, por que atenta criminosamente contra aquilo que o Catolicismo tem de mais importante, que é acalentar a  Fé no Poder de Deus e praticar a Caridade dentro das normas do Amor ao próximo. Como padre, a  nosso ver, deveria integrar-se na orientação religiosa e nunca preferindo pregar publica e acintosamente o Materialismo, contrariando dessa maneira à linha Cristã de Igreja Católica. O que deveria fazer, já que  não foi dado pelo Poder Divino o direito de, pelo menos, imitar os Padres antigos que pontificaram nos destinos da Igreja Católica, assim como considerar o valor dos grandes vultos da atualidade, era seguir o exemplo de Frei Damião de Bozzano, que há vários anos, dentro das normas de uma admirável peregrinação, cumpre o seu dever de  religioso, fazendo o bem, sem contudo visar lucros escusos.

O materialismo poderá ser anunciado e difundido, no entanto sem nenhuma esperança de torná-lo efetivo, exatamente por  que o Povo Brasileiro, conserva em todos os sentidos, uma secular tradição religiosa.

E quanto ao Espiritismo Cristão, é perda de  tempo lutar contra, por que  na posição altamente divulgada que a Doutrina Espírita esta colocada, em relação aos trabalhos práticos, doutrinários e mediúnicos, além de  uma vasta e conceituadíssima literatura, já difundida em vários idiomas, ninguém neste Planeta conseguirá obstruir a sua gloriosa marcha para o infinito.

Aqui nesta cidade (Garanhuns), registra-se o funcionamento de vários centros Espíritas, - inclusive o denominado "Bezerra de Menezes" que nada  obstante a sua humildade, todos os  seus trabalhos espirituais, são dirigidos por conceituados facultativos, além de Juízes de Direito, advogados e pessoas estudiosas. O que importa em dizer que a Doutrina Espírita, não significa "nuvem passageira", como ocorre com a parapsicologia. O certo, é  que estamos aparelhados para discutir o assunto e, por isso, se Deus assim o permitir e à sombra do nosso Assistente Espiritual, rasgaremos a cortina e descobriremos a imagem da verdade, verdade que todos ansiosamente almejam e procuram. E por incrível que a nós possa parecer, a Rádio Difusora de Garanhuns, está anunciando a Cura da  Asma, através da parapsicologia, certamente através dos conhecimentos "quevedistas", por intermédio de mais um sábio parapsicológico - o professor Castelar. É tempo de se pensar mais no Poder do Grande Arquiteto do Universo e nos ensinamentos de Jesus Cristo.

*Jornalista, médico, historiador e político / Garanhuns, 19 de novembro de 1977.

Foto: Dr. Raimundo de Morais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Varíola dos macacos: calendário de vacinação deve sair nesta semana

O Ministério da Saúde (MS) deverá saber nesta semana quando terá as primeiras vacinas disponíveis contra a varíola dos macacos. Segundo a re...