quinta-feira, 13 de janeiro de 2022

Perseverança - Persistência

(Foto: Anchieta Gueiros)

Dr. José de Vasconcelos Pontes*

O progresso humano depende da capacidade de produzir ideias, formar um  corpo, projetá-lo de uma tela imaginária, fazê-la crescer, dá vida, à ideia; assim vem a evolução desenvolvendo o espírito de criatividade.

Dom extraordinário que funciona em certas pessoas, desenvolvendo conhecimentos, expandindo assim o intelecto. Com esforço, boa vontade, persistência, alcançará as mais altas realizações. Mas, existem pessoas que são dominadas pelo medo, medo de errar, não têm a  coragem de expor suas ideias e terminam atrofiadas mentalmente estéreis.

É preciso lutar, só a ação pode desenvolver a autoconfiança. Temos de ser  persistentes, continuar sempre procurando o caminho certo para novos empreendimentos.

Na nossa história desfilam vários heróis, homens e mulheres dotados de  uma força superior capaz de transformar o mundo. Beethoven depois de surdo, escreveu as suas melhores páginas musicais. Evaristo de Morais de humilde rábula, tornou-se o maior advogado criminalista do Rio de Janeiro. Luiz Gama, que era escravo, conseguiu vencer os preconceitos e alcançar a glória  com o poder da palavra. Goethe, terminou Fausto aos 80 anos. Helena Kelller, que era muda, e cega, conseguiu escrever a maravilha que é Paraíso Perdido. Exemplos dos esforços de pessoas que tinham coragem de lutar, persistir sem vacilar um instante sequer.

Mardem dizia: "Se eu não encontrar o meu caminho, abrirei outro só para mim". - A força do pensamento, a fé no Poder Supremo, a coragem firma de vencer; leva o homem a alcançar os  seus objetivos.

Edson já dizia: - "Meus inventos  se deve a 1% de inspiração, e 99% de transpiração.

A persistência, a perseverança são requisitos básicos e fundamentais para que possamos vencer na vida.

Elias Howe foi o homem que passou muitos anos tentando construir uma máquina de costura de ponta de lançada. Depois de muitos insucessos teve  um sonho, conforme narra o famoso escritor W. A. Kaempifert - "Howe fez as agulhas de suas primeiras tentativas malogradas com o buraco no meio da haste. Dia a noite, mesmo durante o sono, seu  cérebro estava constantemente ocupado com a invenção. Uma noite sonhou que foi capturado por uma tribo selvagem" - "Elias Howe - surgiu o Rei - ordeno sob pena de morte que você  termine o invento". "O suor frio porejava em sua fronte as mãos tremiam e seus joelhos chocalhavam. Em tal situação, o inventor não podia, de maneira nenhuma, descobrir o que faltava para a solução do problema que por tantos anos o vinha atormentando. Tudo era tão real que ele chegou mesmo a gritar. No sonho ele se viu cercado de guerreiros negros que o escoltara para o lugar da execução. De repente ele reparou que a ponta da lança que  o guarda empunhava tinha um buraco em forma de olho. O segredo estava descoberto. Mal acordou, pulou da cama imediatamente fez o modelo de agulha com o orifício na ponta com o qual encerrou com sucesso, suas experiências.

Para tudo há solução. Depende unicamente da força de vontade, ser  persistente. Precisamos ter perseverança, fé, coragem, força para trilhar o caminho. Nossa vida é uma jornada, enfrentamos o dia a dia rodeados de inimigos que vivem de tocaia, prontos para nos surpreender e assaltar. Mas não vacilemos, a vida tem rosas e espinhos para a nossa perfeição.

*Advogado e jornalista / Garanhuns, 9 de abril de 1983.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Marília é a esperança de dias melhores para os pernambucanos

Por Eudson Catão* Marília Arraes é a pessoa certa, na hora certa, para virar a página e tirar do poder um grupo que se encastelou no Governo...