sexta-feira, 7 de janeiro de 2022

Prefeito de Garanhuns - Manoel Jardim

Nos finais do período de governo do Major Antônio da Silva Souto, a ala política que por ele era chefiada, passou a sê-lo pelo Dr. Luiz Afonso de Oliveira Jardim, com a cooperação do seu irmão o professor Manoel Antônio de Azevedo Jardim, enquanto que a oposicionista continuou sob a orientação do Dr. Severiano do Rego Chaves Peixoto, preparando-se, ambos para o pleito que se realizaria, como de fato se realizou, em 30 de setembro de 1895. Apuradas as urnas, verificou-se a seguinte votação: Para prefeito - Manoel Antônio de Azevedo Jardim, 631 votos; e Joaquim Correia Brasil Júnior, 210 votos, para Subprefeito Jácomo de Matos Coelho Sampaio, 631 votos; e Vitorino Alves Monteiro, 209 votos; para o Conselho Municipal - Lourenço Tenório Vila Nova, 406 votos; Júlio Tavares de Miranda, 404 votos; Augusto Cesário de Araújo e José Alves da Silva Tororó, 402 votos cada um; Pascoal Lopes Vieira de Almeida, 401 votos; Miguel Quirino dos Santos, Joaquim Rodrigues Carrapateira e Francisco Peixoto Vilela, 227 votos cada; João Araújo de Albuquerque, Cândido José de Barros Silva e Lúcio Lopes da Silva, 225 votos cada; José Ovídio Muniz Falcão, 213 votos; Antônio de Moraes Campelo, 211 votos; Joaquim Alves Barreto e Joaquim José de Carvalho, 210 votos cada; Júlio Eutímio da Silva Brasileiro, 209 votos; Henrique Teles Furtado, 208 votos; Joaquim Targino de Azevedo, 194 votos e mais sete outros candidatos que obtiveram insignificante votação cada um. 

Foi neste governo que criou-se a primeira escola pública municipal para o curso primário, tendo sido a sua primeira professora dona Maria Jardim. Aproximando-se o final dos mandatos, arregimentaram-se novamente as mesmas alas políticas afim de pleitearem os cargos para a formação do terceiro governo autônomo do Município.

Fonte: História de Garanhuns / Alfredo Leite Cavalcanti / Volume II / Fevereiro de 1973.

Fotos: (1) - Manoel Antônio de Azevedo Jardim (2) Professora Maria Jardim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Secult-PE/Fundarpe divulga resultado final das propostas classificadas do FIG 2022

A Secult-PE e a Fundarpe divulgam o resultado final das propostas classificadas na análise de mérito artístico-cultural do 30º Festival de I...