quinta-feira, 6 de janeiro de 2022

Rotary Clube de Garanhuns

Fundado em 9 de julho de 1943 e admitido em Rotary Internacional em 11 de outubro do mesmo ano.

A primeira sessão preparatória do Rotary Clube de Garanhuns, aconteceu no dia 28 de julho de 1943 nos salões da Associação Garanhuense de Atletismo de Garanhuns (AGA), nesta cidade de Garanhuns, com a presença de diversas pessoas de lideranças da comunidade e mais os seguintes rotarianos, entusiastas e animadores da fundação de novos clubes: Valdemiro Ferreira, José Carlos Florêncio e Mário Vasconcelos, do Rotary Clube de Caruaru; Arthur Coutinho e J. Alimonda, ambos do Rotary Clube de Recife. Nesta reunião foram plenamente esclarecidas e expostas, por aqueles  companheiros, os ideais e as finalidades do Rotary. A semente fecunda dos seguidores de Paul Harris, não fora lançada em terreno  árido. Assim no dia 9 de julho de 1943, nos salões do Hotel Petrópolis, às 19:30 horas, era fundado mais um clube do Rotary, e desta maneira aumentada de mais uma roda dentada a família rotária universal. Começando naquela oportunidade, a existência do Rotary Clube de Garanhuns onde uma nova pleiade de homens de boa vontade se integrava no ideal de servir.

Os fundadores do Rotary Clube de Garanhuns foram os seguintes companheiros: Alfredo Américo Leite, Antônio Pereira da Silva, João Gonçalves Ferreira, José de Oliveira Godoy, José Sinésio Aragão, Otávio Uchoa de Moura, Ruber van der Linden, Urbano Vitalino de Melo, Aloysio Gomes Cabral, Francisco dos Santos Figueira, José de Souza Barros, José Maurício Wanderley, Josef Gorenbein, Raymundo de Oliveira Cavalcanti, Samuel Barbosa de Queiroz e William G. Neville.

O primeiro presidente do Rotary Clube de Garanhuns foi o companheiro José Sinésio Aragão, para o ano rotário 1943/44, sendo reeleito para o ano 1944/45.

A primeira visita de um Governador de Distrito de Rotary ao nosso clube foi realizada no dia 26 de agosto de 1943, sendo feita pelo companheiro Governador, Raimundo Oliveira Filho, do Rotary Clube de Fortaleza.

Embora o Rotary Clube de Garanhuns, tenha sido admitido em Rotary Internacional em 11 de julho de 1943, somente no dia 27 de janeiro de 1944, em sessão solene, com a presença de rotarianos e autoridades, foi recebido oficialmente através de uma delegação de companheiros do Rotary Clube do Recife - nosso Padrinho - o Diploma de Sócio de Rotary  Internacional.

Já em 1950, sob a presidência  do companheiro Antônio Pereira da Silva, que foi o 6º presidente do Rotary Clube de Garanhuns, realizou-se uma Assembleia Distrital, nos dias 6, 7 e 8 de setembro, a qual compareceram 94 rotarianos de 16 clubes pertencentes aos Estados de  Pernambuco, Alagoas, Paraíba e Rio Grande do Norte. Era Governador do Distrito o companheiro Sylvio Pedroza, do RC de Natal - Rio Grande Norte.

*Valmir Leal Barros / Garanhuns, 27 de Outubro de 1990.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adelmo Arcoverde lança o livro “Viola do Nordeste – Da Cantoria A Viola Progressista”

O professor pernambucano Adelmo Arcoverde lança, quinta-feira (26), às 16h, o livro “Viola do Nordeste – Da Cantoria A Viola Progressista”, ...