quarta-feira, 5 de janeiro de 2022

Ruber van der Linden, uma caricaturista de Garanhuns


João Marques | Garanhuns

Além das diversas habilidades intelectuais, o garanhuense Ruber van der Linden se identifica também como o grande caricaturista da cidade. Ao lado de outro desenhista de Garanhuns, Luís Jardim, este renomado escritor, registrou coisas da cidade em traços de caricatura com grande domínio nas linhas ligeiras. Vai de seu auto-retrato a paisagens da cidade e a criações artísticas. Seu nome é guardado pela memória de Garanhuns. Nome oficial do Pau Pombo, como parque Ruber van der Linden, por ter sido ele o criador, entre as décadas de 1920 e 1930. 

Há rua com seu nome, ao lado do Colégio Quinze de Novembro, onde foi professor por muitos anos. É patrono de cadeira da Academia de Letras de Garanhuns. Foi homenageado em 1949, logo após sua morte, pela instituição do Grêmio Cultural Ruber van der Linden, que sobreviveu até 1999. Foi este Grêmio que fundou a atual Academia de Letras de Garanhuns. Os seus trabalhos, em literatura a artes plásticas, foram à época divulgados em jornais e revistas de todo País.

Segundo o historiador Alfredo Leite Cavalcanti, em seu livro, História de Garanhuns, Ruber van der Linden "Um dos mais preciosos cidadãos garanhuenses". E, por convicção, pode-se afirmar que foi, também, um dos maiores talentos desta cidade. 

*João Marques dos Santos é escritor, poeta, editor/redator do jornal O Século, autor do Hino de Garanhuns e ex-presidente da Academia de Letras de Garanhuns - ALG.

Foto: Auto-retrato Ruber van der Linden / Jornal O Século.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prêmio Lucilo Ávila Pessoa de Educação premiará experiência pedagógica criativa

Parte da programação do XVIII Congresso Internacional de Tecnologia na Educação, premiação está com inscrições abertas Com o objetivo de amp...