sábado, 1 de janeiro de 2022

Tempo, rotina e amor

Luzinette Laporte de Carvalho*

Ouve-se tanto dizer: - "Passado o período de "alumbramento", a rotina corrói o entusiasmo e o amor fenece. Seja o  amor pelo trabalho ou por uma pessoa. Morre".

Mas , todos nós o sabemos: "na vida humana, tudo o que não se cultiva, morre".

Vivemos no tempo/espaço. Somos seres limitados, portanto, relativos. Nada em cada  um de nós grande que  possa corresponder à  medida de nós- mesmos ou dos outros.

Daí a necessidade de  conviver com várias pessoas, mesmo que só uma ou algumas poucas) nos responda(m) ao coração ou ao espírito - ou a ambos - Um homem não é a dimensão de outro homem. Ele é bem mais intenso do que seu próprio universo.

O tempo - quanto mais estudado, mais enigmático - corrompe como vírus todo relacionamento. Só há uma força maior do que tudo: O Amor - Aquele que  redime o próprio tempo, o (re) dimensiona -  para o infinito, torna-o recuperável.

A rotina envenena, cansa, estraga, destrói. Daí a necessidade de  inovações / renovações que o Amor não cessa de realizar. O Amor canta novas auroras, novos crepúsculos, novas  noites, novos dias... O Amor é a eterna novidade: a descoberta permanente, a festa, o gênesis em cada momento derradeiro. Não há rotina no amor. Há um ciclo lúdico.

Quem tiver capacidade de o perceber, não tem necessidade de explicações. Assim mesmo, esclarecemos: a repetição do jogo não aborrece a criança, não a entendia. Ela exige dos adultos a repetição. Nós, os que perdermos o senso lúdico do gesto-primeiro-repetido, é que nós entendíamos - com o que possuímos, ou porque não temos o  objeto desejado.

Rotina e Amor não coexistem. repelem-se. Se tivermos a coragem de recomeçar a cada  momento, seremos senhores do tempo, mergulhados na eternidade, penetrados de infinito.

*Professora e escritora / Garanhuns, 4 de fevereiro de 1978.

Um comentário:

  1. Gostei muito do que foi abordado. Tenho uma dica para os leitores, a qual acredito ser muito boa perante o assunto: Quer aprender a ignorar amores irreais e focar no que é real?


    Acesse esse link e saiba como: https://bit.ly/-Poder-do-chá-de-sumiço

    ResponderExcluir

Varíola dos macacos: calendário de vacinação deve sair nesta semana

O Ministério da Saúde (MS) deverá saber nesta semana quando terá as primeiras vacinas disponíveis contra a varíola dos macacos. Segundo a re...