quinta-feira, 13 de janeiro de 2022

Uma Viagem Inesquecível

Edélzia Notaro (foto)

Com muito orgulho, pela Tap Air Portugal, participei do 15º Congresso de Reabilitação Internacional, juntamente com Ana Maria Veloso e Rosa Maria Caldas, representando assim o nosso Brasil.

O acontecimento é pretexto para evocarmos nesta página este jovem país separado pelo mar, mas unido pelo coração.

Mais uma vez a Reabilitação Internacional reuniu técnicos e participantes de todo mundo, para fazer o ponto da situação da reabilitação informação, sensibilização, compreensão e integração da pessoa deficiente na sociedade.

Sua excelência, o Presidente da República de Portugal General Ramalho Eanes, estava presente na cerimônia oficial de abertura do Congresso.

Do vasto programa social que decorreu em paralelo ao Congresso Mundial, destacamos: - Um coquetel de boas vindas, nos Claustros do Mosteiro dos Jerônimos a todos os congressistas, ao  som da música barroca. - Visita ao Museu Nacional de Arte Antiga e homenagem ao atual secretário geral da Reabilitação Internacional, em uma das  salas do Castelo de São Jorge. - Jantar no  Cassino Estoril.

Em alternativa, um jantar à portuguesa, na Quinta da Granja, propriedade do Visconde de Asseca.

- Espetáculo da Companhia Nacional de Bailado no Teatro São Luís.

Todos os outros encontros, palestras, demonstrações, exposições e festival de cinema foram realizados na Feira Internacional de Lisboa.

Diante de tudo que vimos, constatamos que a nossa APAE, entidade pobre do Interior de Pernambuco, está no mesmo nível no que se refere ao atendimento, reabilitação e integração da pessoa deficiente.

Como não podia deixar, falarei um pouco sobre Lisboa.

Cidade singela na graça e no pitoresco dos bairros antigos, audaciosa no traçado de suas avenidas colorida e luminosa, acariciada pelo clima, afável pela hospitalidade de sua gente, e lançada sobre as colinas do Rio Tejo.

O seu encanto contribuiu para que a  nossa estadia em Portugal, fosse algo a recordar, com saudades.

O litoral é cenário de risonhas cidades costeiras e de pitorescos aldeias de  pescadores. Praias de areia dourada constituem um dos principais atrativos turísticos.

Dos seus arredores, conhecemos a "Costa do Sol", a romântica "Sintra" considerada por muitos um dos locais mais belos da Europa, reúne também o  encanto dos seus palácios.

"Estoril" - o famoso Centro de  Férias.

"Cascais" com seus Museus, Grutas, Miradouros e a impressionante cratera "Boca do Inferno".

"Mafra" - O convento dos grandes Carrilhões e museus de escultura.

"Oeiras" - O Palácio dos Marqueses de Pombal.

"Queluz" onde se encontra o Palácio Nacional com suas obras notáveis de pintura.

Todo percurso é enriquecido com  "giestas" (flores de campo).

Na "Costa da Prata", passamos por várias vilas e cidade, destacando-se "Batalha" Mosteiro de Nossa Senhora da Vitória (um dos monumentos mais venerados de Portugal).

"Coimbra", Capital da Província da  Beira Litoral e célebre pela sua Universidade (das mais antigas da Europa).

"Fátima" - Sentimos grande emoção. Tudo em Fátima é simples e despretensioso como a paisagem da serra e dos campos circundantes. É considerada o centro de peregrinação mais famoso.

"Porto" - a grande cidade do Norte, onde o Douro se funde com o Oceano. O encantamento do Porto está nos coloridos bairros da Ribeira.

Animado  centro de comércio do Vinho do Porto. Uma visita às caves, fica para sempre nas grandes recordações da viagem.

Por uma das companheiras Internacional de turismo, seguimos para a Espanha, onde conhecemos a bela e encantadora Madrid, a cidade de maior turismo mundial.

Cidade valorizada pelos seus monumentos extraordinários, palácios majestosos, Museus, Jardins magníficos, suas Praças de touros, onde assistimos um belo espetáculo. A maior atração noturna, são suas danças flamengas. Maravilhoso panorama são suas fontes luminosas.

O centro de Madrid, é de grande  vitalidade comercial.

O Palácio Royal é algo de extraordinária beleza.

A sua riqueza é impressionante. A  40 Km de Madrid, fomos ao Mosteiro de "San Lorenzo de El Escorial" e "Valle de los Caídos", uma verdadeira obra da arquitetura medieval. O visitante não sabe o que neles mais o impressiona: se a graciosidade exterior, se a  severidade sóbria do interior.

Por estradas floridas, seguimos para a grande "Paris".

Conhecemos a cidade luz através da  "Paris Vision" onde vimos vários pontos turísticos, destacando-se os seus palácios e Castelos deslumbrantes, às margens do Rio Senna, a belíssima "Notre-Dame" com seu estilo gótico, o famoso "Museu de Louvre", "O Jardim Luxemburgo" e seus Castelos, "A Igreja  Real" cuja cúpula é a réplica da de São Pedro em Roma, "O Teatro da Opera", "A Academia Nacional" "A Arco do Triunfo",  os "Campos Elíseos", "A Igreja Madeleine" com seu estilo grego, os "Boulevares" a Basílica de "Sacré-Coeur" a Praça do Carrossel (a famosa) a Praça do Trocadéro, o Castelo de Lourdes e muitos  outros.

Não esquecendo de frisar a sua vida noturna, como o mais famoso show revista: O "Moulin Rouge" o Lidô, o Pigale, etc.

Seguimos depois para Versalhes onde conhecemos o palácio mais famoso do mundo "O Palácio de Versalhes". Sua  arquitetura, jardins, fontes e seus  bosques, nada mais do que um verdadeiro "Conto de Fadas".

Ao regressar à Portugal, ainda passamos inesquecíveis momentos, conhecendo também algumas casas de Fado. Suas danças e seus trajes típicos, mostram a  sua riqueza do folclore.

O que me resta a dizer:

Lisboa velha Cidade,

Cheia de encantos e beleza...

E feliz...

Por estar de novo na nossa

Garanhuns.

Queria eu emprestar meus olhos por  alguns instantes, para que todos vocês vissem a beleza do outro lado do mundo.

Crônica transcrita do jornal O Monitor de 14 de julho de 1984.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Marília é a esperança de dias melhores para os pernambucanos

Por Eudson Catão* Marília Arraes é a pessoa certa, na hora certa, para virar a página e tirar do poder um grupo que se encastelou no Governo...