sexta-feira, 25 de fevereiro de 2022

A arte da guerra contra o senso comum

Falta de discernimento; Ação, dito ou procedimento que revela ausência de inteligência; Asneira; Expressão ou atitude que indica indelicadeza e incivilidade; Grosseria. Estas são apenas algumas das definições para o substantivo “estupidez” nos dicionários. Tiago Pavinatto, advogado, professor e doutor em Direito, vai além: a estupidez, por se sustentar na mentira, é um fenômeno que odeia a verdade.

Autor do livro Estética da Estupidez – A Arte da Guerra Contra o Senso Comum, lançamento da editora Almedina Brasil, Pavinatto expõe o estúpido como um sujeito dual. Ele pode utilizar a estupidez para manipular seus pares ou se aproveitar dela para seguir confortável na posição de acomodado, sem curiosidade, revoltado, preconceituoso e violento.

O livro é fruto do compromisso particular do advogado em desmascarar o pensamento estúpido, fortalecido após ataques homofóbicos direcionados ao ator e humorista Paulo Gustavo, em maio de 2021. Na época, um pastor evangélico chegou a declarar que orava pela morte do artista enquanto ele enfrentava as complicações da Covid-19, que se confirmariam fatais.

Segundo Pavinatto, o lançamento reflete sobre o significado da verdade neste momento singular da história. Ao debater conceitos relacionados à ciência e religião, o livro instrumentaliza o combate à estupidez. O leitor terá acesso às ferramentas para identificar e entender como o estúpido domina e é dominado.

A obra instiga a autoavaliação e reforça a importância da coragem de pensar além. Para o autor, Estética da Estupidez é um convite à ética, uma oportunidade de repensar crenças e valores.

Sobre o autor

Tiago Pavinatto é advogado e parecerista, professor, Doutor, Mestre, Pós-Graduado pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo do Largo São Francisco (USP). Escritor e colunista, é chairman do Conselho de Diretores do Instituto Roccasecca Conhecimento. Integra ainda o time de especialistas da série “Investigação Criminal: Crimes Perversos”, exibida pela AXN, AmazonPrime e SBT.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

30º FIG homenageia Ivo Amaral e Marcílio Reinaux

Blog do Carlos Eugênio Garanhuns vive a expectativa do lançamento da programação oficial do 30º Festival de Inverno. Neste ano, a Festividad...