segunda-feira, 28 de fevereiro de 2022

Cariri Cangaço: Primeiros lançamentos do ano será realizado em Paulo Afonso

Resistência de Serrinha do Catimbau após o fogo com Lampião: "Está tudo no Lampião em Serrinha do Catimbau, de Junior Almeida, lançamento em Paulo Afonso"

O segundo dia do Cariri Cangaço Paulo Afonso 2022, na noite da sexta-feira, 25 de março, serão realizados os primeiros lançamentos de livros do evento na Bahia. Os membros do Conselho Alcino Alves Costa, João de Sousa Lima, pernambucano radicado na “capital da energia”, e um dos organizadores do encontro, apresenta ao público seu Maria Bonita a Rainha do Cangaço, já o paraibano Bismarck Martins nos traz o seu atualizadíssimo Cangaceiros de Lampião de A a Z.


Bismarck, com esta publicação, procura complementar as informações contidas na primeira edição do seu valoroso trabalho ” CANGACEIROS DE LAMPIÃO DE A a Z”, dando continuidade à sua busca incessante pela verdade história, que cerca as centenas de cangaceiros aqui listados e biografados, personagens da história do Cangaço.


Finalizando a noite das apresentações dos novos livros, o também conselheiro do Cariri Cangaço, escritor pernambucano Junior Almeida, lança Lampião em Serrinha do Catimbau, obra esta que vem preencher a grande lacuna de um dos episódios mais emblemáticos da historiografia do cangaço, que foi o ferimento à bala de Maria Bonita no antigo distrito de Garanhuns, atual município Paranatama.


Apresento ao público uma dedicada e extensa pesquisa, onde trago à tona a rota de fuga do bando, após o fogo de Serrinha, o local em que Maria do Capitão ficou em tratamento, bem como seu algoz e seu anjo da guarda, o homem que tratou de Maria Bonita durante quarenta dias, então, nada melhor que um livro que fala tanto sobre a célebre pauloafonsina, ter o seu primeiro lançamento justamente em sua terra." Disse o pesquisador Junior Almeida.

O novo livro de Junior Almeida, quarto de sua lavra, tem a arte da capa do professor capoeirense Ademar Cordeiro, ficando prefácio e apresentação sob a responsabilidade dos pesquisadores Leandro Cardoso Fernandes e Sérgio Augusto Dantas. Após os lançamentos da noite será realizada uma sessão solene da ABLAC – Academia Brasileira de Letras e Artes do Cangaço, para dar posse aos novos membros. A esperada reunião oficial terá a participação de todos os sócios, inclusive os três escritores acima citados, que também fazem parte da nobre instituição.

Fonte: Blog Cariri Cangaço

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Empresas reduzem embalagens e qualidade para repassar custos

Por Daniel Mello Cada vez mais empresas estão recorrendo à redução do tamanho das embalagens e à mudança na composição dos produtos para rep...