segunda-feira, 7 de fevereiro de 2022

Garanhuns Antiga

Por Ígor Cardoso*

UM GARANHUENSE NA 2ª GUERRA MUNDIAL - O garanhuense Eliezar de Barros, filho mais velho do casal Elias e Emília de Barros, foi um dos bravos pernambucanos que integraram a Força Expedicionária Brasileira (FEB), servindo no teatro de operações da Itália entre dezembro de 1944 e agosto de 1945.

De acordo com seu sobrinho, Hélio Filho @hblfilho , a quem agradecemos pelas informações, Eliezar "fez parte do Regimento Sampaio, participando ativamente da tomada de Monte Castelo. Foi como 3º sargento, mas poderia ter ido como oficial, visto que possuía curso superior. Na época, era a regra, porém, na pressa do embarque, não levou os diplomas".

Por seu desempenho, o veterano garanhuense seria condecorado, em novembro de 1959, pelo ministro da Guerra, marechal Teixeira Lott, com o Diploma da Medalha de Campanha. Segundo seu filho Marco Assad, Eliezar "adorava sua cidade e amava muito seus pais", figuras estimadas e populares em Garanhuns.

Fonte: https://www.instagram.comgaranhunsantiga/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Secult-PE/Fundarpe divulga resultado final das propostas classificadas do FIG 2022

A Secult-PE e a Fundarpe divulgam o resultado final das propostas classificadas na análise de mérito artístico-cultural do 30º Festival de I...