domingo, 20 de fevereiro de 2022

Vida e morte do Rei do Cangaço narrada e recitada

Uma pesquisa que revela o contexto histórico, geográfico e cultural do cangaço e do maior ícone do movimento. Esta é a biografia Apagando o Lampião: Vida e Morte do Reio do Cangaço, que agora está disponível em audiolivro pela Tocalivros, em uma parceria com a Global Editora. A aprendizagem sobre este importante recorte da história do Brasil é somada a uma nova vivência em formato de áudio que contou com narração, e também com a recitação da literatura de cordel e cartas da época com sotaque e vocabulário regional.

Com um pouco mais de 13 horas, a obra é narrada pelo radialista e apresentador Daniel Vidal, que relata os fatos trazidos na obra. A produção deste audiolivro também cuidou para que os trechos de cordéis fossem declamados pelo ator e encenador pernambucano Jorge de Paula, o que contribuiu para a imersão do ouvinte no imaginário popular do Nordeste.

Apagando o Lampião é resultado dos estudos do escritor e historiador Frederico Pernambucano de Mello, uma das maiores autoridades brasileiras sobre o cangaço. O dilema deste marcante personagem da história brasileira, por alguns apontado como bandido e por outros como um produto das injustiças sociais, serviu de guia para esta historiografia sobre Virgulino Ferreira da Silva.

Fundamentado por uma rica documentação escrita e uma gama de depoimentos orais, o autor contextualiza historicamente as ações de Lampião e seu bando nas primeiras décadas do século 20, além de desvendar detalhes inéditos a respeito do assassinato de uma das figuras mais admiradas e, ao mesmo tempo, temidas da história nacional.

O audiolivro integra a seção de “biografias e memórias” da Tocalivros e está disponível na assinatura ilimitada, por R$ 19,90 ao mês, ou na compra individual por R$ 47,20. O acesso à plataforma é feito tanto pelo celular quanto computador, no site www.tocalivros.com ou pelo o aplicativo disponível nos sistemas Android ou iOS. 

Sobre os narradores:

Daniel Vidal: é jornalista, radialista profissional, locutor e apresentador com mais de 20 anos de experiência na área de comunicação, além de atuar como locutor publicitário e apresentador de eventos empresariais.

Jorge de Paula: é ator, arte-educador, encenador, escritor e produtor cultural. Formado em artes cênicas pela Universidade Federal de Pernambuco, desenvolve há 18 anos pesquisas sobre teatro para a infância e juventude.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Em 1935 Lampião leva pânico aos moradores de Garanhuns

Noites de inquietação e pavor de 26 de maio  a 1º de junho, em Garanhuns, com as notícias de Lampião nas proximidades. De fato, no dia 29 de...