quinta-feira, 17 de março de 2022

A poesia passeia pelo som e imagem em "Nácar Madrigais"

As aventuras e desventuras na busca pelo amor são a grande inspiração de Nácar Madrigais, projeto intermídia da poeta e artista visual Adriana Oliveira. Neste enredo poético e ficcional, materializado por meio de haicais e microcontos livremente criados, a autora traz à tona a estreita e eterna relação entre música e poesia.

Apresentado nos formatos audiolivro cantado e e-book ilustrado na plataforma Tocalivros, a obra se revela uma experiência literária multimídia ao unir música, leitura e imagem. Ela pode ser adquirida como combo, ou separadamente nesta plataforma. Já no site da artista é possível adquirir o videobook e o livro físico com a trilha sonora.

Com uma narrativa não linear, Nácar Madrigais conta a história de Butterfly, jovem em busca do amor, que viveu experiências afetivas malsucedidas. Com a ajuda de Blue, figura imaginária e espécie de oráculo, ela encontra o Poeta Gentil, sua alma gêmea. Nos entremeios da ficção, Butterfly contracena com Dark T., representação dos difíceis relacionamentos de sua trajetória.

Em forma de poesia, o enredo constrói a mensagem de que o amor é possível e precioso. Para a autora, a jornada em busca de um amor perpassa a vida da maioria das pessoas e o mais importante: “ensina sobre quem somos, o que precisamos, afetivamente falando, como convivemos, etc. É um percurso de descobertas, que vale ser trilhado”, diz Adriana.

Me entrego a você

Me deixo viver

Sem medo de errar

Até o medo acabar 

(Nácar Madrigais, pág. 49)

A palavra “Nácar”, que dá nome à obra, é uma substância calcária branca ou rosada que constitui a camada interna das conchas de diversos moluscos; foi utilizada como metáfora da preciosidade do encontro amoroso. Já “Madrigal” é uma composição poética musicada, e se refere à delicadeza dos galanteios presentes na história.

Onde encontrar: site da autora

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ivo Amaral - O Senhor do Festival

Ao completar 88 anos Ivo Amaral continua sendo uma das maiores referências política e cidadã do  Agreste Meridional. Sim, se Garanhuns compo...