quarta-feira, 9 de março de 2022

Antônio Lisboa comanda oficina gratuita de repente e cordel na Casa do Carnaval

Estão abertas as inscrições para a oficina “A arte de fazer repente e cordel”, que o poeta repentista Antonio Lisboa comandará gratuitamente entre os dias 5 de abril e 26 de junho de 2022, na Casa do Carnaval, localizada no Pátio de São Pedro, centro do Recife. Para participar da atividade, que conta com incentivo do Governo do Estado, por meio dos recursos do Funcultura, os interessados deverão se inscrever até o começo de abril pelo Sympla (www.sympla.com.br/a-arte-de-fazer-repente-e-cordel__1489680).

O objetivo do curso é que os alunos mergulhem dentro do universo da poesia nordestina, para emergir mais brasileiros, mais inspirados e mais preparados para criar versos de improviso ou escritos. Antônio Lisboa vai despertar e orientar essas faculdades nos alunos utilizando como veículo pedagógico, o traço forte da oralidade da cultura popular brasileira e a elaboração textual da literatura de cordel, dos poemas e canções de viola nordestinas.

“A oficina vai atuar como veículo condutor dessas expressões culturais nordestinas, oferecendo aos participantes, por meio de histórias, improvisos e interação com o grupo como escrever e recitar diversas formas fixas de poesia. Serão apresentadas formas que pertencem tanto ao universo do improviso como estruturações escritas de estrofes que pertencem aos poemas, aos cordéis e as canções. A intenção é que os participantes sintam também que são capazes de fazer os seus próprios versos improvisados ou não. Além disso, queremos quebrar de vez o paradigma de que a criação literária em versos é exclusiva para poucas pessoas”, conta Lisboa sobre a proposta da atividade.

Para mais informações: lisboarepentista@gmail.com | (81) 99760-9444 | 99249-5745 (WhatsApp).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Congresso em Garanhuns debate Direito Penal e Processo Penal

Evento acontece no Hotel Sesc de Garanhuns, nos dias 17/08 e 18/08. As inscrições já estão abertas. Será realizado na próxima quarta e quint...