sexta-feira, 1 de abril de 2022

Bezerros promove 1º Encontro de Bacamarteiros

A cidade de Bezerros recebe, neste domingo (3), o 1º Encontro de Bezerrense de Bacamarteiros, um evento inédito que reunirá grupos de Pernambuco. Os grupos de Bacamarte existem há mais de um século e mantêm viva esta importante manifestação cultural. A produção do evento, realizada pelo Batalhão 44 e pela Eixo Audiovisual, conta com os recursos da Lei Aldir Blanc em Pernambuco e apoio da Prefeitura Municipal de Bezerros.

O grande anfitrião será o Batalhão 44, representado por seu presidente Valmir Abade, sendo também o mais antigo grupo da cidade de Bezerros. O presidente Valmir Abade, conta que os primeiros integrantes do Batalhão 44 surgiram em 1940 e desde então o grupo carrega consigo bastante história. Hoje o Batalhão 44 possui 25 integrantes, entre homens e mulheres, que vão desde os 19 até 82 anos, destacando a diversidade presente entre idade e sexo dos membros.

O evento terá a participação de diversos grupos de diferentes regiões de Pernambuco, sendo elas: Agreste Central (Bezerros, Bonito, Barra de Guabiraba, Caruaru, Gravatá e Sairé), Agreste Setentrional (João Alfredo), RMR Núcleo Norte (Abreu e Lima) e RMR Núcleo Oeste-Sul (Moreno). A programação do 1º Encontro de Bacamarteiros de Bezerros terá início com a missa na Matriz de São José, dando ênfase à religiosidade, aspecto importante nestes encontros. Em seguida, cortejos, salvas de tiros e apresentações culturais.

Segundo Marlom Meirelles, diretor de Cultura do município, “é com grande alegria que Bezerros finalmente sediará um encontro de bacamarte”. “São mais de 80 anos de tradição com o bacamarte na cidade, através do Batalhão 44, e é impressionante que apenas agora o grupo esteja realizando este sonho de receber o seu primeiro grande encontro estadual”.

Programação 

- Acolhida e credenciamento (com café da manhã) – 7h – 8h30

- Missa – 9h – 10h

- Cortejo (foto oficial em frente à Prefeitura de Bezerros) – 10h30

- Salva de tiros na frente da Prefeitura – Batalhão 44 – 11h

- Salva de tiros dos grupos na frente da Estação da Cultura – 11h30 – 12h30

- Entrega das medalhas e certificados – 12h30

- Almoço 13h – 14h

- Apresentação cultural (Banda de Pífanos e sanfoneiro) – 14h – 15h

- Visita aos museus da Estação da Cultura

- Salva de tiros – 15h

- Apresentação cultural (Folc Popular) – 15h – 15h30

- Dispersão – 15h30

Serviço

1º Encontro Bezerrense de Bacamarteiros

Quando: 3 de abril de 2022 (domingo), das 7h às 13h

Onde: Praça da Matriz e Estação da Cultura

Mais informações: @bacamartebezerros

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Empresas reduzem embalagens e qualidade para repassar custos

Por Daniel Mello Cada vez mais empresas estão recorrendo à redução do tamanho das embalagens e à mudança na composição dos produtos para rep...