O grande anfitrião será o Batalhão 44, representado por seu presidente Valmir Abade, sendo também o mais antigo grupo da cidade de Bezerros. O presidente Valmir Abade, conta que os primeiros integrantes do Batalhão 44 surgiram em 1940 e desde então o grupo carrega consigo bastante história. Hoje o Batalhão 44 possui 25 integrantes, entre homens e mulheres, que vão desde os 19 até 82 anos, destacando a diversidade presente entre idade e sexo dos membros.
O evento terá a participação de diversos grupos de diferentes regiões de Pernambuco, sendo elas: Agreste Central (Bezerros, Bonito, Barra de Guabiraba, Caruaru, Gravatá e Sairé), Agreste Setentrional (João Alfredo), RMR Núcleo Norte (Abreu e Lima) e RMR Núcleo Oeste-Sul (Moreno). A programação do 1º Encontro de Bacamarteiros de Bezerros terá início com a missa na Matriz de São José, dando ênfase à religiosidade, aspecto importante nestes encontros. Em seguida, cortejos, salvas de tiros e apresentações culturais.
Segundo Marlom Meirelles, diretor de Cultura do município, “é com grande alegria que Bezerros finalmente sediará um encontro de bacamarte”. “São mais de 80 anos de tradição com o bacamarte na cidade, através do Batalhão 44, e é impressionante que apenas agora o grupo esteja realizando este sonho de receber o seu primeiro grande encontro estadual”.
Programação
- Acolhida e credenciamento (com café da manhã) – 7h – 8h30
- Missa – 9h – 10h
- Cortejo (foto oficial em frente à Prefeitura de Bezerros) – 10h30
- Salva de tiros na frente da Prefeitura – Batalhão 44 – 11h
- Salva de tiros dos grupos na frente da Estação da Cultura – 11h30 – 12h30
- Entrega das medalhas e certificados – 12h30
- Almoço 13h – 14h
- Apresentação cultural (Banda de Pífanos e sanfoneiro) – 14h – 15h
- Visita aos museus da Estação da Cultura
- Salva de tiros – 15h
- Apresentação cultural (Folc Popular) – 15h – 15h30
- Dispersão – 15h30
Serviço
1º Encontro Bezerrense de Bacamarteiros
Quando: 3 de abril de 2022 (domingo), das 7h às 13h
Onde: Praça da Matriz e Estação da Cultura
Mais informações: @bacamartebezerros
Nenhum comentário:
Postar um comentário