Domingo, 18 de fevereiro de 1934 - Inauguração da Escola Professor Arthur Brasiliense Maia. Prefeito do Município - Mário Sarmento Pereira de Lira "Mário Lira" (1930/1934).
Texto: Jornal Diário da Manhã (24.02.1934)
Difundindo e ensino - Criada mais uma escola em Garanhuns
Está plenamente positivado que, somente com o advento da Revolução, os municípios do interior perderam aquele aspecto de tão triste lembrança, que os tornava uma simples e inexpressiva aglomeração de pequenos feudos, seguindo mesmo ritmo do governo central do Estado, para cuja economia vem, agora, contribuindo dentro das medidas de suas possibilidades.
Extintos os chefetes locais, a politicagem de aldeia, cujos efeitos nocivos se faziam sentir, a todo instante, sem que surgisse qualquer medida repressiva, o "hiterland" pernambucano entrou num período feliz, de renovação, adquirindo uma fisionomia uniforme e iniciando uma fase de trabalho, já, por muitas vezes, comprovada.
Os prefeitos, deixaram de ser aqueles homens inativos, que tinham, apenas, a recomenda-los, cômicas patentes duma guarda nacional retardatária, recaindo as nomeações em gente capaz, sob o poder controlador da Inspetoria Geral das Municipalidades.
Daí o equilíbrio das receitas e dos orçamentos, os melhoramentos rapidamente introduzidos em varias cidades.
Nas administrações revolucionárias do interior, Garanhuns, como outros municípios, tem seguido na vanguarda, melhorando consideravelmente as suas condições e executando um plano de realizações, de vantagens para a população.
Nenhum comentário:
Postar um comentário