terça-feira, 15 de março de 2022

Garanhuns recebe encontros literários gratuitos


Estão abertas as inscrições para o Seminário FILIG de Leituras, ação que integra o Festival Internacional de Literatura Infantil de Garanhuns. Serão três encontros, que vão acontecer nos em 18 e 24 de março e no dia 1º de abril, no Centro de Produção Cultural, Tecnologias e Negócios do Sesc (CPC), em Garanhuns. As vagas são gratuitas e limitadas, e podem ser acessadas pelo www.filigfestival.com.

Acompanhando o tema desta edição, “Muito Além das Fadas”, os Seminários vão aprofundar o assunto com estudantes de Pedagogia e Letras, gestores de escola, bibliotecários, mediadores de leitura, além de pessoas interessadas no conteúdo. “Queremos abrir espaço para repensar as práticas da literatura e da leitura dos clássicos contos conhecidos mundialmente por contos de fadas e contos maravilhosos”, afirma Luciano Pontes, coordenador pedagógico da atividade, e mediador dos encontros.

O 1º Seminário FILIG de Leituras 2022 terá como tema “Quem quer ser uma princesa? Os contos de fadas e suas mensagens para meninas” e será ministrado pela escritora e jornalista Karin Hueck (SP), no dia 18/03, das 8h30 às 11h50. Na conversa, ela vai resgatar a história dos contos, fazendo análises de textos e biografias desse gênero e refletindo sobre a forma como as personagens são descritas nas histórias e seus desfechos, além de pensar na reinvenção das narrativas nos tempos atuais.

No dia 24 de março, também no mesmo horário, a doutora em Artes Interdisciplinares Katia Canton (SP) vai falar sobre “Era Uma Vez um Conto de Fadas”. A palestra vai refletir sobre o conceito dos contos de fadas, seu surgimento e transformação, sua importância na transmissão da fantasia, no processo de civilização e no reforço de papeis sociais, e de que forma é possível rever essas histórias.

Encerrando o ciclo desses encontros, no dia 1º de abril, o 3º Seminário FILIG de Leituras 2022 vai trazer a também autora Heloisa Prieto (SP) para apresentar o tema “O tempo da voz”, das 13h30 às 16h30. No encontro, vai falar sobre narrativas de contos, lendas, fábulas, entre outros, que marcam nossos dias, trazendo obras para leituras e análise.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Secult-PE/Fundarpe divulga resultado final das propostas classificadas do FIG 2022

A Secult-PE e a Fundarpe divulgam o resultado final das propostas classificadas na análise de mérito artístico-cultural do 30º Festival de I...