sábado, 26 de março de 2022

História de Garanhuns

Sagração Episcopal de Francisco Expedito Lopes - 5º Bispo de GaranhunsApós 10 anos do exercício de Sacerdote, com apenas 34 anos, Padre Francisco Expedito Lopes foi nomeado pela Santa Sé, o 1º Bispo da nova Diocese de Oeiras, no Piauí, em 30 de Agosto de 1948.

Foi sagrado na Catedral de Sobral por Dom José Tupynambá da Frota, tendo como Consagrantes Dom Aureliano Matos, Bispo de Limoeiro do Norte - Ceará e Dom Luis Mareli, Bispo de Caxias - Maranhão, em 12 de dezembro de 1948, tendo como lema: "INSTAURARE OMNIA IN CHISTO" (Restaurar tudo em Cristo).

Seu brasão era constituído de um campo azul significando, o Manto Maternal de Maria "SOB CUJA PROTEÇÃO SEMPRE VIVIA"  e de uma Cruz com as cinco chagas de Cristo.

A Sagração de Dom Expedito foi uma festa muito bonita. Nunca tinha acontecido uma Ordenação de Bispo em Sobral. A cidade ficou cheia de padres e de seminaristas. Naquele tempo todos de batina preta, com suas faixas. Os Bispos todos de vermelho, com cauda...

Padre Expedito estava feliz, muito compenetrado, levando muito a sério tudo o que estava acontecendo. Dona Zuleica, que estava presente, conta que ele suava muito. Sobral foi sempre muito quente. Dom José estava muito feliz, pois era o primeiro Bispo que ele consagrava. Ele o tinha como um filho. Fora privado de suas ordenações diaconal e presbiteral porque aconteceram em Roma. Mas agora o sagrava como Bispo da Igreja, aquele menino pobre que  ele praticamente criou no seu palácio, ajudando em sua casa, e que se destacara tanto nos estudos, na piedade e no zelo apostólico que agora estava sendo sagrado Bispo".

"Houve depois da ordenação uma recepção e um  almoço no Colégio das Filhas de Santana. Mons. Sadoc que era seminarista fez a música de um hino para homenageá-la cuja letra foi composta pelo então seminarista Dom Edmilson Cruz".

"Chamou a atenção o fato de o pai de Dom Expedito, o Sr. Edésio, não comparecer à missa de Ordenação Episcopal do próprio filho. Dona Terezinha, irmã de Dom Expedito, disse que o pai não veio porque não tinha sapatos. Realmente há de se louvar a simplicidade e a pobreza desta família... Também a casa deles estava cheia de gente e Dona Noeme, mãe de Dom Expedito, fez um almoço em casa para os pobres, as pessoas que vieram dos sítios e que não queriam comparecer às festas solenes...

"O mesmo amigo de Dom Expedito que publicou o artigo Evocação de um amigo da Revista "Flos Carmeli" de   dezembro de 1957 continua seu depoimento como segue:

"No dia da sagração ele deixa o Palácio Episcopal e se dirige sozinho à residência dos seus genitores e penetra radiante de felicidade do seu lar pobre. Na sala, abraça o seu pai, beijam-se as mãos reciprocamente. O seu pai o recebe na sua simplicidade habitual, sem paletó e sem gravata. Dirige-se ao interior da casa e vai ao encontro de sua mãe que o abraça emocionada e, habilmente,  para que a velhinha não tivesse tempo de derramar lágrimas, pede com uma certa urgência uma camisa para mudar e a velhinha se apressa a  atendê-lo e, enquanto isso, aquela grande surpresa toma feição de rotina".

"Lá na cozinha, está a preta Isabel, um velhinha que eles chamavam de "santa", que cuidou da sua primeira infância, um dos esteios daquela casa no trabalho e na oração; um abraço comovido sem palavras".

"Retira-se novamente e vai para o palácio onde deveria almoçar com os demais Bispos Sagrantes e Consagrantes".

"À tarde houve crisma na Igreja do Menino Deus, tendo sido crismado em primeiro lugar o seu afilhado Alberto. Foi uma distinção ao seu velho amigo".

"Ainda em Dezembro, Dom José tinha crisma marcada em Santana do Acaraú - CE que era a terra da mãe de Dom Expedito. Dona Terezinha foi com a mãe dos dois para a missa e lá estavam os parentes de Dona Noeme. Um deles disse: "Parabéns Dom Expedito, o senhor é um santo". E Dom Expedito teria dito:, apontando para sua mãe: "Santa é esta mulher que me deu a vida". (Fonte: Dom Francisco Expedito Lopes - Bispo Mártir de Garanhuns | Autoras: Irmãs Cândida Araújo Corrêa, Maria Mirtes de Araújo Corrêa e Terezinha Araújo Corrêa.

Fotos: (1) - Lembrança da Sagração Episcopal de Dom Francisco Expedito Lopes (2) - Dom Expedito no Congresso dos Bispos no Rio de Janeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Empresas reduzem embalagens e qualidade para repassar custos

Por Daniel Mello Cada vez mais empresas estão recorrendo à redução do tamanho das embalagens e à mudança na composição dos produtos para rep...