domingo, 27 de março de 2022

História de Garanhuns

José da Costa Leite (Seu Leite) - Cidadão português e logo nos albores de sua vida veio para a Terra de Santa Cruz. Trabalhou muito tempo no Empório Comercial "Armazém das 10 Portas" de propriedade de seu patrício Bernardino Guimarães. Com ele aprendeu e assimilou o chamado "Passo Comercial". Notadamente a sua conduta, não obstante jovem, era discreta e retilínea, muito estimado pelos seus colegas e companheiros de trabalho. 

Estabeleceu-se na Avenida Santo Antônio, inaugurando a sua  casa de tecidos "A Portuguesa". Casou-se com uma jovem pertencente a uma das mais dignas famílias de Garanhuns. D. Eulália Maia (D. Lalu) filha do Capitão Tomaz da Silva Maia político militante que foi por duas vezes prefeito da nossa terra. Dessa união nasceu numerosa prole. Entre os filhos o nosso amigo de todas as horas, Waldimir Maia Leite.

Depois de "A Portuguesa" fundou uma casa comercial considerada a mais elegante da época, "O Brasil Chic". Depois de muitos anos deixou o comércio. Depois da morte de sua esposa, passou a residir na cidade do Recife. 

Assim viveu na terra da "Vila Maria" recanto de beleza, onde nasceu o seu Amor. Aqui respirou o ar mais puro de sua liberdade. Faleceu com 86 anos de idade, numa dessas tardes de maio de 1978, na capital do Estado.

*Dr. José Francisco de Souza | Advogado, jornalista, cronista e historiador | Garanhuns, 20 de maio de 1978.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisa mapeia situação de controle interno dos municípios brasileiros

A Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) lançou, nessa segunda-feira (27), o “Diagnóstico dos Controles Internos...