terça-feira, 15 de março de 2022

Mestre Matinho promove oficina de formação Fulni-ô em Águas Belas


A Escola Indígena Marechal Rodon, na cidade de Águas Belas, sedia entre os dias 14 e 19 de março a oficina de formação Fulni-ô Mestre Matinho (Ano IV). Com incentivo do Governo do Estado de Pernambuco, por meio dos recursos do Funcultura, o projeto será oferecida a 100 alunos da instituição de ensino e tem como objetivo a preservação de suas tradições, idioma (Yatê), brincadeira, cantos, dança e batuques ancestrais.

Visa também assegurar, por meio da transmissão de saberes, aos alunos (crianças e jovens) das unidades de ensino indígena (escola pública) todo o legado cultural ancestral e repassado oralmente pelo mestre arte-educador Índio Matinho.

“Por conta da pandemia, tomaremos as devidas precauções e cuidados necessários para não expor tanto os alunos que vão participar da formação. Em parceria com o corpo docente da escola, conduziremos os trabalhos com foco na não-aglomeração excessiva dos alunos. Máscaras e álcool gel estarão à disposição de todos os participantes”, afirma o coordenador-geral do projeto, Marcos Moraes.

Ao final da formação, no sábado (19), serão entregues os certificados aos participantes pelo próprio oficineiro Índio Matinho. Essa é a quarta edição do projeto, que é realizado especialmente para a manutenção das tradições, história, idioma, cantos e rituais, e dedicada aos pequenos indígenas da tribo fulni-ô. (Fonte: Secult/PE).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adelmo Arcoverde lança o livro “Viola do Nordeste – Da Cantoria A Viola Progressista”

O professor pernambucano Adelmo Arcoverde lança, quinta-feira (26), às 16h, o livro “Viola do Nordeste – Da Cantoria A Viola Progressista”, ...