terça-feira, 1 de março de 2022

Pesquisa Simplex/CBN: Lula e Raquel Lyra lideram intenção de votos dos pernambucanos


Divulgada pela CBN nesta segunda-feira, 28 de fevereiro, a pesquisa Simplex mostra o ex-presidente Lula (PT) liderando a intenção de votos dos pernambucanos com 55,30%. Segundo o instituto, Lula tem quase o triplo em da porcentagem apresentada pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), que ficou com apenas 20,22%.

Os demais nomes sequer atingiram os três pontos percentuais. O terceiro colocado, Ciro Gomes (PDT), registrou 2,55%. O ex-ministro Sérgio Moro (Podemos) foi o quarto, com 1,84%. O deputado federal por Minas Gerais, André Janones (Avante), registrou 0,71%.

O governador de São Paulo, João Dória (PSDB), ficou apenas em sexto, com 0,29%. A senadora Simone Tebet (MDB, com 0,16%), o cientista político Felipe D’Ávila (Novo, com 0,11%) e o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD, com 0,11%).

Ainda segundo a pesquisa, 12,04% dos entrevistados declararam voto em branco, nulo ou em nenhum dos candidatos acima apontados. Outros 6,67% não souberam ou não responderam em quem votarão para Presidente da República.

O Simplex ouviu mais de 2.401 eleitores entre os dias 22 a 25 de fevereiro e tem registro PE-07561/2022.

Governo de Pernambuco 

A Simplex também divulgou a intenção de votos para o Governo do Estado. A prefeita de Caruaru, Raquel Lyra (PSDB), lidera a corrida eleitoral com 18,99%. A gestora aparece seguida do prefeito de Petrolina, Miguel Coelho (União Brasil), que soma 9,92% dos votos.

O terceira colocado, de acordo com a pesquisa, é o prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Anderson Ferreira (PL), com 9,44 % das intenções de votos, tecnicamente empatado com Miguel. Por fim o deputado federal Danilo Cabral PSB) aparece ocupando a quarta posição, com 5,07% das intenções de voto, seguido pela deputada estadual Clarissa Tércio (PSC), que apareceu com 4,20%.

Essa foi a primeira rodada de pesquisas com as intenções de voto para o Governo do Estado nas eleições de Outubro. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

Outros nomes a pontuar foram João Arnaldo (PSOL), com 1,29% e Jones Manoel (PCB) com 0,25%. Os votos brancos e nulos representam 30,44% e os indecisos 20,40%.

O Simplex ouviu mais de 3.400 eleitores entre os dias 22 a 25 de fevereiro.

Foto: Ex-presidente Lula. Foto: Ricardo Stuckert/ Divulgação.

Fonte: Portal de Prefeitura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisa mapeia situação de controle interno dos municípios brasileiros

A Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) lançou, nessa segunda-feira (27), o “Diagnóstico dos Controles Internos...