sexta-feira, 22 de abril de 2022

Fotolivro “Ciano, Cidade” discute relações de trabalho na fabricação têxtil em Caruaru e Toritama

Contemplado pelos recursos da Lei Aldir Blanc em Pernambuco, foi lançado nesta semana a versão digital do fotolivro “Ciano, Cidade”. O projeto teve como foco principal as cidades de Caruaru e Toritama, que integram, junto à Santa Cruz do Capibaribe, o Polo de Confecções do Agreste em Pernambuco.

A publicação fala sobre a cadeia produtiva do jeans, um dos principais produtos comercializados na região. O frenesi em torno do artigo de moda é tanto que a confecção de peças roupas garantiu ao Polo de Confecções de Pernambuco um destaque nacional. Atualmente, Toritama opera sob um forte ritmo produtivo, em grande parte, nas chamadas facções, que são pequenas fábricas instaladas nas casas dos trabalhadores. Já a feira de Caruaru, tem sua atividade comercial pautada na comercialização de roupas, artesanato e no turismo cultural.

O trabalho foi pensado e construído coletivamente por cinco fotógrafos/as que somam vivências e técnicas, resultando neste material plural e orgânico. A equipe é composta por Gabriella Ambrósio, comunicóloga de formação e fotógrafa com experiência em fotografia documental de Caruaru; Williams Robert, Geógrafo em formação e fotógrafo de Recife; Palloma Mendes, designer e fotógrafa de Garanhuns; Ythalla Maraysa, fotógrafa experimental de Caruaru e Dennis Torres, fotógrafo nascido em Toritama que, assim como Maraysa, cresceu em meio ao universo da costura e confecção no Agreste de Pernambuco. Conta com produção executiva de Gabriella Ambrósio, argumento por Williams Robert e projeto gráfico por Ythalla Maraysa e Palloma Mendes.

A versão digital do fotolivro por ser conferida no link: issuu.com/cianocidade/docs/fotolivro. Mais informações e novidades sobre o projeto podem ser encontradas no perfil do Instagram: @cianocidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisa mapeia situação de controle interno dos municípios brasileiros

A Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) lançou, nessa segunda-feira (27), o “Diagnóstico dos Controles Internos...