sábado, 16 de abril de 2022

História de Garanhuns

Família Mota Valença: Arlinda, Alódia, Asnar, Amílcar, Anita, Padre Adelmar, Arminda, Abgar e Alcina

ALCINA DA MOTA VALENÇA - Filha do Sr. Abílio Camilo Valença e de dona Emília Benvinda da Mota Valença, nasceu no Município de Pesqueira, no dia 07 de de agosto de 1903. Em 1913, com dez anos de idade, veio com seus pais e seus irmãos Alódia, Arlinda, Almira, Agobar, Adelmar e Anita morar em Garanhuns, cidade que ela muito amou e honrou, como se fosse a sua terra natal, até falecer no dia 27 de julho de 1994. Seus restos mortais estão sepultados no Jazigo da Família Mota Valença, no Cemitério de São Miguel, nesta cidade.

Destacou-se como aluna aplicada do Colégio santa Sofia. Houve-se com muito louvor não só aprendizado da língua francesa - que falava fluentemente e escrevia - mas em matérias extracurriculares como Desenho e Pintura Clássica, chegando mais tarde a assumir, por muitos anos, o cargo de professora desta última matéria, naquele educandário.

Sua capacidade, seu senso de responsabilidade e sua perfeita caligrafia, faziam com que ela fosse bastante solicitada para executar os mais difíceis trabalhos, tanto no Colégio como nos diversos setores.

Durante vinte anos, foi auxiliar do Engenheiro Ivo Rangel, que sempre enaltecia a perfeição dos seus trabalhos, elaborando Projetos Arquitetônicos de muitos dos prédios que foram construídos pelo mesmo, nesta cidade.

Portadora, também, de uma excelente cultura musical, pois tocava piano e órgão, foi durante dezesseis anos, a organista da Catedral de Santo Antônio, ocasião em que, junto com uma de suas irmãs, dirigiu um Coral de Meninos e um Coral de Meninas, ambos denominados de "Coral dos Anjos".

Católica fervorosa, não se descuidou da assistência social e comunitária, procurando sempre apoiar seus semelhantes por todas as formas possíveis. A modéstia e a generosidade sempre foram algumas das suas principais características.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Concurso Prefeitura de Paranatama – PE: 180 vagas imediatas; até R$ 8 mil

Já está em andamento o concurso da Prefeitura de Paranatama, que oferta 180 vagas imediatas, com ganhos na faixa entre um salário-mínimo e R...